Enfermeiro Francisco Daniel defende piso salarial da categoria e pede apoio da Câmara

por Amanda Santana Balbi publicado 18/10/2022 12h40, última modificação 18/10/2022 12h40
Profissional pediu apoio da população e da Comissão de Saúde da Câmara

Enfermeiro Francisco Daniel fala em defesa dos enfermeiros e do piso nacional. Foto:Edilberto Barros/CMM

Na Tribuna Popular de hoje, 18, o enfermeiro Francisco Daniel falou em nome dos profissionais de enfermagem e em defesa do piso salarial nacional da categoria. O projeto que institui o piso salarial foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da república, mas foi considerado inconstitucional pelo STF.

“A Lei nº 12.434/2022 foi suspensa após o STF ser provocado por uma ação direta de inconstitucionalidade feita pela Conferência Nacional de Saúde, com a justificativa que os municípios não teriam condições de pagar o piso”, explicou o enfermeiro, que relembrou o papel da categoria durante a pandemia. “Muitos morreram para salvar a vida de outras pessoas. Trabalharam incansavelmente, foram reconhecidos como heróis”.

Francisco Daniel também disse que alguns colegas de trabalho estão sofrendo perseguição por defenderem o piso salarial. “Alguns perderam o emprego, outros tiveram plantões sequenciais de 12h, redução de carga horária e de horário de descanso numa tentativa de reprimir os colegas”, disse.

O enfermeiro terminou o discurso destacando dois pontos. “Em primeiro lugar, pedimos a atenção da sociedade em defesa de nossa categoria para que consigamos nosso piso salarial. E em segundo lugar, peço que a Comissão de Saúde da Câmara veja a situação das instituições públicas e privadas e como estão os enfermeiros que lá trabalham, para que não sejam prejudicados por lutarem pelos direitos deles”, finalizou.