Especialistas e vereadores discutem ações para preparar Mossoró para mudanças climáticas

por Amanda Santana Balbi publicado 04/09/2025 14h10, última modificação 04/09/2025 14h11
Especialistas e vereadores discutem ações para preparar Mossoró para mudanças climáticas

Foto: Cláudio Júnior/CMM

A Comissão de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Câmara Municipal de Mossoró realizou, nesta quinta-feira, 04, uma reunião com especialistas para discutir a realidade local e preparar a cidade para os processos de mudanças climáticas.

Participaram da reunião Luciana Mendes, professora e pesquisadora da Universidade de Lancaster (Inglaterra), coordenadora do projeto Adapta Mossoró; Ana Luiza Bezerra, professora e pesquisadora de climatologia, representando o Departamento de Geografia da UFERSA; Rodrigo Guimarães, professor e pesquisador da UERN; George Mendes, coordenador do Setor de Produção de Mudas da UFERSA, além de estudantes e pesquisadores.

A vereadora Marleide Cunha (PT), que é presidente da Comissão, explicou que objetivo do encontro foi dar seguimento a um projeto desenvolvido pela professora Luciana em parceria com pesquisadores de Mossoró. “Estamos hoje aqui para debater um plano de ação para Mossoró em relação às mudanças climáticas”, declarou.

A professora, por sua vez, explicou que o projeto tem algumas fases que devem ser cumpridas. “Estamos na terceira fase do projeto, que envolve a elaboração do plano de ação local. Nesta etapa, os especialistas discutem a implementação, monitoramento e avaliação”, explicou. Luciana reforçou ainda que o objetivo maior é garantir que, após aplicado, o projeto tenha seguimento. “O acompanhamento do projeto é uam fase que não depende diretamente do projeto Adapta Mossoró, mas sim da participação da população, da Prefeitura e da Câmara Municipal”.

Entre as principais propostas apresentadas, estão: em curto prazo (3 meses) a criação de um Comitê Municipal de Adaptação Climática, em médio prazo (6 meses) a revisão do Plano Diretor da cidade e a longo prazo a implementação de um sistema de monitoramento e alerta, além da execução de soluções que podem ser incluídas na LOA.

Os especialistas reforçaram que a Câmara Municipal desempenha papel importante na aprovação de legislação que incentive a implementação das ações propostas e na continuidade das políticas de adaptação climática.

Durante a reunião, o vereador Jonh Kenneth (SD) destacou que as mudanças climáticas já são uma realidade no mundo, e as pessoas da zona rural são as mais impactadas, como em períodos de seca. “Impacta tanto os moradores da zona urbana, mas principalmente da rural, que dependem muitas vezes da agricultura para sobreviver. Esse é um tema muito importante de se debater, pois o sofrimento trazido com as mudanças climáticas são sentidos na pele pelos mais humildes”, disse.

Após a reunião, um documento será criado para ser enviado à Prefeitura de Mossoró e a secretarias e setores que possam implementar o planejamento. A vereadora Marleide Cunha ressaltou a importância do debate: "Precisamos atuar de forma conjunta, com políticas planejadas e intersetoriais para que sejam efetivamente executadas", concluiu.