Ex-funcionário da Porcelanatti solicita apoio da Câmara sobre situação da empresa

por Amanda Santana Balbi publicado 28/09/2021 12h25, última modificação 28/09/2021 12h25
Há dúvidas sobre reabertura da fábrica em Mossoró

José Ronaldo da Silva falou em nome dos ex-funcionários da Porcelanatti. Foto: Edilberto Barros/CMM

A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró recebeu, na sessão desta terça-feira, 28, o senhor José Ronaldo da Silva, ex-funcionário da empresa Porcelanatti e que faz parte da Associação dos Ex-funcionários da Porcelanatti. Ele pediu auxílio dos vereadores e vereadoras da Câmara para as questões que envolve a empresa.

De acordo com José, a Porcelanatti acumula dívidas trabalhistas que chegam a R$ 20 milhões de reais. Após audiência pública realizada em 2017, na Câmara, os responsáveis pela fábrica se comprometeram a reabrir no início de 2018, porém isso não ocorreu. Os empresários afirmam agora, que a empresa vai reabrir ainda este ano de 2021. “Estamos aguardando um posicionamento da empresa, que ela reabra e nos pague o que é devido. Pois estamos há sete anos com nossas rescisões para receber”, declarou José.

O presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (SD), afirmou em aparte à Tribuna Popular, que a Câmara vai acompanhar o processo e que o terreno da fábrica, que foi doado pela Prefeitura de Mossoró, está em processo de reversão. “A empresa afirma aos ex-funcionários que vai reabrir, porém as notícias que chegam a nós é que o terreno está em processo de reversão para voltar a pertencer ao município. Vamos acompanhar esta situação. Queremos emprego e renda, mas que seja de forma série e não que engane o povo”, afirmou Lawrence.

Representando os parlamentares da situação, o vereador Raério Araújo afirmou que esteve presente na audiência de 2017. “Eu participei e na época, quando eles disseram que iriam reabrir a Porcelanatti, eu disse que seria mais um calote em Mossoró e não estava enganado. Agora, com o processo de reversão em andamento feito pela Prefeitura, que quer que o terreno vá para uma empresa que realmente queira investir em Mossoró, a Porcelanatti foi pra cima. Não acredito que vão reabrir. É mais uma vez tentar enganar a população. Estamos de olho”, garantiu.

A vereadora Larissa Rosado (MDB), falou em nome dos vereadores de oposição e pediu maior esclarecimento por parte da Prefeitura de Mossoró sobre a situação do terreno. “A empresa diz que vai reabrir, porém a Prefeitura disse que o terreno já está para ser devolvido para o município. Qual a real situação e para que empresa será destinado o terreno?”, indagou.

Tribuna Popular

Esta foi a primeira vez que a Tribuna Popular foi utilizada após o início da pandemia. Por precaução, as inscrições estavam suspensas. Instituído pela Resolução 03/2011, o projeto assegura pronunciamento de até cinco minutos, na tribuna, à pessoa sem mandato e cumpridora dos requisitos presentes na regulamentação.

Entre eles, está requerimento, feito com a devida antecedência e apoiado pela assinatura de dez outros cidadãos ou cidadãs. Ficará responsável pelo cadastramento o servidor efetivo Francisco das Chagas Guimarães, do setor de Articulação Comunitária.

Após o discurso, as bancadas de situação e de oposição comentam o tema abordado e podem fazer encaminhamentos. Em seguida, a sessão continua normalmente, com os pronunciamentos dos parlamentares, também na tribuna do plenário, até o período reservado às votações.

Sessão

Após a Tribuna Popular, a sessão foi encerrada para que os vereadores e vereadoras da Câmara pudessem acompanhar as agendas do Governo do Estado e do Governo Federal em Mossoró. “Encerramos para que os vereadores possam acompanhar as visitas que estão ocorrendo em Mossoró agora pela manhã e também fazer as reivindicações para a cidade tanto junto ao Governo do Estado como junto ao Governo Federal”, finalizou o presidente da Câmara, Lawrence Amorim.

Na quarta-feira, 29, a partir das 9h da manhã, ocorrerá sessão ordinária normalmente. As sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Mossoró e pelo site www.mossoro.rn.leg.br .