Francisco Carlos amplia debate sobre gestão democrática em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 15/09/2021 12h59, última modificação 15/09/2021 12h59
Vereador também pede informações do governo estadual sobre investimento na educação
Francisco Carlos amplia debate sobre gestão democrática em Mossoró

Vereador Professor Francisco Carlos faz discurso na sessão desta quarta-feira, 15 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Ampliando o debate sobre a questão da gestão democrática escolar no município de Mossoró, o vereador Professor Francisco Carlos (PP) coordenará, sexta-feira, 17, mais uma reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal. Além de reforçar o convite para que a sociedade participe da discussão, o vereador também fez circular entre os seus pares um documento que será enviado ao Governo do Estado. No texto, ele pede informações sobre os investimentos na educação, em particular na área de Mossoró.

Sobre a reunião para próxima sexta-feira, no âmbito da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em pauta estará o projeto que institui a gestão democrática nas escolas municipais. “Creio que nesse momento, lembro mais uma vez, não existe a necessidade de discutir o aspecto jurídico, pois já foi tudo encaminhado desde o final da legislatura passada”, destacou o professor.

Na Casa Legislativa, também acredita o vereador, a situação já foi bem encaminhada, e agora resta discutir com a sociedade, discussão que será facilitada, já que o Executivo traz essa proposta como Programa de Governo. “Em tese, vamos discutir o texto e o Projeto segue aberto para ser alterado ou emendado e todos podem opinar”, reforça o vereador Francisco Carlos.

Fiscalização

Ainda no campo da educação, o professor vereador Francisco Carlos informou aos demais colegas que fará circular entre eles um documento, solicitando informações do governo do estado sobre os investimentos na educação, especialmente na cidade de Mossoró.

O governo estadual anunciou investimento na área da educação, especialmente em Mossoró. Recursos no valor de R$ 400 milhões, sendo 280 vindo de Precatórios e R$ 120 recursos próprios do estado. Existe compromisso para a construção de uma Escola Técnica Estadual em Mossoró. “Nós queremos discutir, não a importância da escola técnica, mais os investimentos que realmente precisam ser feitos na cidade”, argumenta.

O vereador questiona se não seria mais importante discutir a vocação institucional das escolas estaduais Eliseu Viana e Abel Coelho. Lembrou em seguida que uma escola técnica já foi instalada no Dom Jaime.

“Será que nós temos que construir outra escola técnica e deixar essas instituições que já não estão cumprindo com suas vocações para as quais foram criadas e ampliar mais ainda a rede e sua manutenção, correndo o risco de termos nos próximos dez anos mais um elefante branco na cidade de Mossoró?”, questiona o edil mossoroense.

O professor Francisco Carlos lembrou mais uma vez que o texto por ele distribuiu não é contrário, mais pede informações ao Governo do Estado sobre suas intenções quanto aos investimentos a serem realizados, defendendo a proposta de melhorar as estruturas já existentes. Lembrou ainda que o documento a ser enviado ao Governo do Estado segue aberto para o vereador interessado em subscrever.

Registros

Ainda na tribuna, ele fez dois registros, com pedidos de esclarecimentos. No primeiro, abordou a questão das cirurgias eletivas em Mossoró, suspensas, e, nos próximos dias, existe a ameaça de suspensão do atendimento também no Hospital Wilson Rosado.

“Precisamos saber quem segue devendo e quais providências adotadas, diante da inquestionável importância da prestação desses serviços”, questionou. O vereador lembrou ainda que existe o compromisso que as cirurgias sejam zeradas em seis meses, e já chegou setembro com a situação pedindo uma resposta e solução urgente.

Zona rural

No seguindo registro, Francisco Carlos trouxe reclamação, em tom de denúncia, de moradora da comunidade rural da Maisa. Ela diz, de acordo com narrativa feita ao vereador, ter encontrado dificuldade de acesso para receber a vacinação contra Covid-19 no Posto de Saúde.

Ainda de acordo com a moradora da Maisa, tudo passaria pela questão política, e isso é de uma gravidade enorme, segundo o parlamentar, caso a vacina seja utilizada com fins políticos. “Nós vamos aguardar até o final de semana para saber se a moradora será vacinada”, concluiu o vereador, citando que não expôs o nome da moradora para evitar perseguições, o que é fato real no âmbito da prefeitura de Mossoró.