Francisco Carlos cobra abertura de escolas em fins de semana

por Regy Carte publicado 26/10/2021 13h15, última modificação 26/10/2021 20h01
Vereador defende lei, de sua autoria, criadora do programa Escola da Comunidade
Francisco Carlos cobra abertura de escolas em fins de semana

Vereador Professor Francisco Carlos em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 26

O vereador Professor Francisco Carlos (Progressistas) cobrou à Prefeitura, na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (26), aplicação do programa Escola da Comunidade. A iniciativa, segundo ele, está prevista na Lei 3.772, de 27 de março de 2020, de autoria do parlamentar.

O programa Escola da Comunidade permite que as escolas sejam abertas das 8h às 18h, nos finais de semana, para atividades culturais. “Existem várias comunidades nas quais a escola é o único espaço disponível para seus moradores, por isso a importância da lei”, justifica.

Francisco Carlos defende escolas abertas à comunidade na sua integralidade, para acolher jovens matriculados ou não, para atividades de esporte, lazer, integração e promoção social da mulher, idoso, jovens, capacitação profissional, atividades culturais.

“Atividades estas, não realizadas pelos professores, que já têm carga horária, mas por outros profissionais”, explica o vereador, ao complementar: “Estamos cobrando a aplicação da lei Escola da Comunidade, como outros projetos aprovados, mas sem execução”.

Veto

No mesmo pronunciamento, na sessão desta terça-feira, Francisco Carlos (PP) protestou contra vetos do Executivo a três projetos de lei de sua autoria, recentemente aprovados na Câmara Municipal. Os vetos foram mantidos pela maioria dos vereadores no plenário

São eles: programa de reaproveitamento de material orgânico proveniente da coleta de lixo (veto integral); reconhecimento da Banda de Música Municipal Artur Paraguai como patrimônio imaterial (veto parcial) e instituição da campanha Julho Amarelo (veto integral).