Francisco Carlos comenta desempenho do Brasil na educação

por Amanda Santana Balbi publicado 16/04/2024 13h16, última modificação 16/04/2024 13h16
Vereador cobrou solução do Governo Federal
Francisco Carlos comenta desempenho do Brasil na educação

Vereador Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 16, o vereador professor Francisco Carlos (União Brasil) cobrou uma solução para o mal desempenho do Brasil em um ranking que compara a educação oferecida a estudantes de 45 países que fazem parte da OCDL.

Francisco Carlos lembrou que há anos o Brasil vem ocupando as colocações finais do ranking que mede conhecimentos nas ciências, língua portuguesa e matemática. “Estamos há décadas ocupando as posições 42ª, 43ª, 45ª. Nosso país é uma das maiores economias do mundo e está na rabeira na qualidade de ensino. Muito se fala em teorias na educação, mas nossos alunos estão aprendendo a ler e escrever na época certa? Terminam o ensino médio com conhecimentos básicos em ciências, matemática e português? ”, questionou.

No âmbito estadual, o vereador destacou o estado das escolas estaduais Eliseu Viana e Abel Coelho. “O Governo do Estado propôs construir centros técnicos, mas esquece da manutenção das escolas estaduais que já existem. Sou muito a favor do ensino técnico, mas precisamos também pensar nas escolas que já estão funcionando”, disse.

Francisco Carlos ressaltou ainda a necessidade da atualização do currículo escolar nas escolas. “Alunos precisam ser orientados sobre educação financeira. Aprender a empreender, investir os valores, olhar para o futuro”, defendeu.

Saúde

Francisco Carlos também utilizou espaço na sessão ordinária para cobrar, mais uma vez, o pleno funcionamento do Hospital da Mulher em Mossoró. “Hospital Parteira Maria Correia há mais de um ano sem realizar um único parto. O Governo do Estado fala que vai realizar cirurgias eletivas, pediátricas e ginecológicas, mas não dá prazos. Diz que está em limite prudencial e não pode contratar pessoal, mas contrata para os Hospitais da capital. Quando o Hospital da Mulher entrará em pleno funcionamento e vai finalmente servir  às mulheres de Mossoró e região?”, desabafou.