Francisco Carlos convida para Sessão Solene em homenagem ao aniversário da Ufersa

por Sérgio Oliveira publicado 13/04/2022 12h50, última modificação 13/04/2022 14h53
Vereador também cobra aprovação do Projeto Gestão Democrática
Francisco Carlos convida para Sessão Solene em homenagem ao aniversário da Ufersa

Vereador Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

Dois temas ligados à educação deram o norte do pronunciamento do vereador Professor Francisco Carlos (PP), ao usar a tribuna durante o pequeno expediente na sessão desta quarta-feira, 13. No primeiro momento o parlamentar registrou o aniversário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) quando o legislativo mossoroense estará realizando uma Sessão Solene. Na sequência cobrou dos próprios vereadores agilidade para que o Projeto de Gestão Democrática na rede municipal de ensino seja enviado ao plenário para votação.

Em proposta apresentada pelo professor Francisco Carlos a Câmara Municipal de Mossoró promoverá uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário da Ufersa. “Será uma maneira de incentivar uma universidade pública e gratuita que orgulha Mossoró e o Rio Grande do Norte”, lembrou. De acordo com o vereador, a instituição nasceu fruto do trabalho de vários sonhadores, dentre os quais destaca a luta do professor Vingt-un Rosado. “Sem a visão desse cidadão hoje não teríamos essa gigante”, acrescentou. 

Francisco Carlos lembrou ainda as dezenas de profissionais que foram formados em Mossoró e outras cidades do RN, onde hoje a instituição possui sua representação. Constatando a importância desta instituição, o vereador autor da proposta convida seus pares para participar do evento no qual cada um terá a oportunidade de reconhecer o seu trabalho homenageando professores, funcionários, técnicos e docentes. “A casa legislativa entendeu e todos estão convidados e usarão da palavra em uma sessão conduzida pelo presidente Lawrense Amorim”, disse Francisco Carlos, reforçando que, com esse ato a Câmara reconhece o trabalho de todos na educação que emancipa. 


Gestão democrática

Registrando a importância da educação, o professor Francisco Carlos fez questão de fazer alusão a gestão democrática das instituições de ensino. “Segue em tramitação, e já se passaram meses, um projeto que trata do tema nesta casa enquanto no restante do Brasil amplia-se essa proposta, em Mossoró estacionou”, lamentou. O vereador reforça que em Mossoró essa proposta consta no programa de governo do prefeito Allyson Bezerra (SD), inclusive registrado em cartório, por isso, entende o parlamentar, não tem como dizer que não se comprometeu. 

Defende Francisco Carlos que não se pode deixar um projeto de tamanha importância dormindo nas comissões. Hoje existem pessoas que procuram o vereador para denunciar a falta de preparo de alguns gestores nas escolas. Entende o parlamentar que não falta competência aos diretores, e sim o perfil para atuar na educação e a gestão democrática surge como forma de corrigir esse quadro que hoje se apresenta de forma negativa. “Temos que pensar na qualidade da educação e uma delas é aprovar a gestão democrática das escolas”, concluiu.