Francisco Carlos defende maior apoio institucional ao MCJ

por Alessandro Dantas publicado 07/06/2023 11h44, última modificação 07/06/2023 11h44
Vereador solicitou mais investimento por entidades privadas, Governo do Estado e Governo Federal
Francisco Carlos defende maior apoio institucional ao MCJ

Vereador Francisco Carlos em pronunciamento, nesta quarta-feira (7), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (7), o vereador Professor Francisco Carlos (Avante) reforçou a importância do São João de Mossoró para a cidade e defendeu maior apoio institucional, por parte de instituições públicas e privadas, ao Mossoró Cidade Junina (MCJ). 

Segundo o parlamentar, por ser um evento de grande porte que se constitui como maior festa junina do Rio Grande do Norte, o MCJ deveria receber um apoio mais firme e amplo do Governo do Estado. “Esse problema já vem acontecendo há algum tempo. Não é possível que um evento dessa natureza receba apenas um apoio de segurança. É muito pequena essa ajuda”, defendeu Francisco Carlos. 

Em comparação, Francisco Carlos citou o apoio institucional, inclusive com apoio de bancos públicos, aos festejos juninos de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). Segundo o vereador, os eventos juninos nessas cidades contam com apoio exemplar, inclusive na área de divulgação, por parte do Governo do Estado. 

Também nesse sentido, o vereador frisou a necessidade de maior investimento na comunicação institucional para promover o MCJ, assim como acontece nas cidades da Paraíba e de Pernambuco. Segundo ele, os festejos nessas cidades contam com uma ampla divulgação dos seus produtos na imprensa nacional e internacional, o que não ocorre facilmente com o MCJ.

“Não é fácil conseguir uma inserção da publicidade do evento, em Mossoró, na imprensa nacional, como acontece nessas cidades. É preciso reconhecer o evento como produto turístico do estado. Também é necessário que haja uma divulgação nacional”, reforçou o vereador.

Ao reafirmar sua defesa por maior investimento institucional no evento, o parlamentar citou os desafios enfrentados pelo município para conseguir ampliar e manter a qualidade dos eventos como o MCJ. 

“Fica quase impossível a Prefeitura conseguir manter o evento apenas com recursos municipais. A festa é um patrimônio da cidade de Mossoró”, disse Francisco Carlos, que também defendeu a criação de um espaço gastronômico, com funcionamento durante o dia, para o evento. 

Ampliação

Ainda em seu pronunciamento, Francisco Carlos também defendeu a ampliação do investimento para outros eventos culturais de Mossoró. O parlamentar citou, como exemplo, o espetáculo Chuva de Bala, que ocorre durante o MCJ, e a festa do Auto da Liberdade, que ocorre anualmente, no mês de setembro. 

O vereador destacou que há uma passagem no espetáculo Chuva de Bala que cita o Banco do Brasil, mas, mesmo assim, a instituição bancária não promove o financiamento do espetáculo. “O Chuva de Bala é um espetáculo ao ar livre, a festa da Liberdade é o maior evento ao ar livre do Brasil, mas definhou por falta de participação [das entidades]. Sem o apoio externo fica praticamente impossível manter essa qualidade”, disse.