Francisco Carlos defende SUS e pede reajustes na saúde de Mossoró

por Alessandro Dantas publicado 22/03/2023 13h00, última modificação 22/03/2023 13h04
Vereador destaca trabalho para promover avanços no SUS
Francisco Carlos defende SUS e pede reajustes na saúde de Mossoró

Vereador Professor Francisco Carlos cita importância do SUS (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento nesta quarta-feira (22), durante a 9ª sessão ordinária, o vereador Professor Francisco Carlos (Avante), mencionou suas contribuições para o fortalecimento do sistema de saúde do município, relembrando o período que integrou o conselho de saúde. O parlamentar ainda mencionou sua participação na IX Conferência Municipal de Saúde, o evento irá homenagear personalidades que contribuíram para a construção do sistema de saúde municipal, nesta quarta-feira (22).

“Conheço o sistema, estou nele desde o ano de 1989, num tempo em que a Prefeitura Municipal de Mossoró tinha um único posto de saúde, uma única unidade médica odontológica. Todos os serviços médicos funcionavam em um único local, com cerca de 75 funcionários, três dentistas e nove médicos”, relembrou.

Para o vereador, depois de 33 anos de construção do sistema de saúde, o município conta atualmente com cerca de 60 pontos de atendimento de serviço na assistência básica e urgência, possibilitando a realização de diversos procedimentos de saúde.

Francisco Carlos citou a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também de reconhecer e perceber suas falhas e deficiências, principalmente pela dificuldade de financiamento do sistema. Ele aproveitou para cobrar o reajuste dos repasses pelo Governo Federal, que a 10 anos está sem atualização, fazendo com que municípios sejam pressionados a usarem suas receitas próprias para manter o sistema em funcionamento.

“A cobrança para que venham mais recursos para a cidade de Mossoró, por meio não apenas de emendas parlamentares, mas sobretudo que o Governo Federal reajuste os repasses para manter o sistema. Porque está sobrecarregando não só a cidade de Mossoró, como todos os municípios que mantêm o Sistema Único de Saúde”, destacou.