Francisco Carlos defende teste de Covid-19 para professores

por Regy Carte publicado 22/07/2020 11h51, última modificação 22/07/2020 11h51
Vereador considera testagem importante para retomada de aulas
Francisco Carlos defende teste de Covid-19 para professores

Vereador Professor Francisco Carlos na sessão remota desta quarta-feira (22)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (22), o vereador Professor Francisco Carlos (PP) defendeu testes de Covid-19 para professores da rede municipal de ensino, conforme requerimento de sua autoria. A medida, segundo ele, é necessária para compor o plano de retomada das aulas presenciais, ainda sem previsão.

“Defendo também que essa testagem seja estendida para professores das redes estadual e privada das educações básica e superior. E que haja conjugação de esforços entre Estado e Município para viabilizar esse atendimento”, propõe.

Ainda sobre educação, Francisco Carlos defende estudos para retomada do pagamento do 14º salário aos professores da rede municipal. O vereador diz entender dificuldades econômicas devido à pandemia e outras razões, mas considera o 14º salário, previsto na Lei de Responsabilidade Educacional, estímulo ao desempenho na rede municipal.

Saúde

No mesmo pronunciamento, Francisco Carlos renovou proposta, já prevista em requerimento da sua autoria, de sessão solene para homenagem aos profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19 em Mossoró. “Que essa sessão solene seja realizada pela Câmara Municipal de Mossoró quando do retorno das atividades presenciais na Casa”, sugere.

Cultura

Por fim, o parlamentar registrou documento da Câmara, subscrito por vários vereadores, que propõe ao Governo do RN rateio aos municípios de R$ 32 milhões da Lei Aldir Blanc, sob a gestão do Estado, com base nos critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), naquilo que couber. A Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020) prevê auxílio emergencial para artistas informais brasileiros, como parte de um pacote de R$ 3 bilhões, que serão transferidos pela União para estados, Distrito Federal e municípios.