Francisco Carlos destaca momento especial vivido pelo legislativo mossoroense

por Sérgio Oliveira publicado 15/02/2022 14h21, última modificação 15/02/2022 14h21
Vereador lembra que o diálogo amenizou os impactos negativos da reforma
Francisco Carlos destaca momento especial vivido pelo legislativo mossoroense

Vereador Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

As negociações em torno da Reforma Previdenciária em Mossoró foi o tema do pronunciamento do vereador Professor Francisco Carlos (PP), na sessão da primeira votação das adequações. O parlamentar fez questão de enaltecer o momento especial vivido pelo legislativo na manhã da terça-feira, 15 de fevereiro. O principal ponto de sua fala foi direcionado a boa convivência de pessoas que, politicamente, pensam diferente, porém passaram a conversar para encontrar caminhos de consenso em uma pauta delicada na qual não existe um cenário que o servidor não saia prejudicado.

Apesar do quadro desfavorável foi possível, com muita discussão, diminuir na avaliação do professor, os prejuízos. “Registro que essa casa legislativa sai fortalecida desse processo. Fez audiência, não aceitou votar em regime de urgência, formou comissão para conversar e assim sai com aprendizado para outros momentos”, avalia positivamente Francisco Carlos. Especificamente, sobre os servidores da saúde, o vereador disse que eles foram ao legislativo tratar da pauta da reforma, porém já abrem a discussão para a implantação do Plano de Cargo, Saúde e Remuneração. “Se Deus quiser com apoio dessa casa o prefeito vai receber a categoria dia 22 e possa avançar e equacionar demandas antigas da categoria. E essa casa vai contribuir para facilitar essa negociação”, reforçou.  O professor Francisco Carlos manifestou seu desejo de que a tônica da negociação seja o caminho a ser tomado de agora em diante por esse poder legislativo.

Na sequência de sua fala, o vereador fez questão de registrar o apoio da bancada de situação, ao formar o bloco “Respeito e Diálogo. “Faço esse registro importante, graças ao apoio da situação (Respeito e Diálogo), pois a bancada de oposição e independentes sozinhos não conseguiriam nada. O importante é que prevaleceu o diálogo”, sentenciou. Entre outros pontos, o edil destacou a conquista do teto não fosse de 20 e sim de 15%, ficando a aposentadoria baseada em 85% da remuneração.

Outra conquista importante foi a definição de uma cláusula de barreira que diz respeito a uma revisão dessa re4forma em três anos. Assim evitar que prejuízos hoje aprovados não fiquem para sempre na vida do servidor, pois não se sabe o impacto que irá causar até 2025 para que sejam apresentados os estudos que não foram apresentados nesse momento. “Enfim, parabenizo aos servidores pela união e conquistas. Não é aquilo que todos esperavam, mas o processo de diálogo amenizou os prejuízos que causariam a proposta original que foi emendada”, concluiu.