Francisco Carlos exalta Isaura Amélia na Academia de Letras

por Regy Carte publicado 03/05/2023 11h48, última modificação 03/05/2023 11h48
Vereador destaca simbologia para Mossoró da posse, próximo dia 8
Francisco Carlos exalta Isaura Amélia na Academia de Letras

Vereador Francisco Carlos discursa na sessão desta quarta-feira, 3 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (3), o vereador Professor Francisco Carlos (Avante) saudou a posse de Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, próximo dia 8, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL).

A ascensão de Isaura Amélia à ANLR, segundo o parlamentar, é motivo de honra e orgulho para Mossoró. Faz justiça à contribuição dela para o desenvolvimento da educação e da cultura da segunda maior cidade do Estado e do Rio Grande do Norte.

Licenciada em Ciências Sociais, Isaura Amélia é mestre em Educação e doutora em Sociologia. Dirigiu órgãos e entidades ligadas à educação e à cultura, como Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapern), gestora da Cultura em Mossoró e no Estado. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).

“Além disso, soma-se à obra de Isaura Amélia a publicação de várias obras literárias, o que levou a eleição dela à academia, em 2 de agosto de 2022”, acrescentou Francisco Carlos.

Isaura Amélia assumirá a cadeira 32, já ocupada por João Batista Cascudo Rodrigues e Geraldo Melo. Estará ladeada por outras quatro mulheres, entre as 40 cadeiras da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

Legado

Ainda sobre a contribuição cultural de Isaura Amélia, Francisco Carlos frisou que Mossoró deve em grande parte a ela a Festa da Liberdade e o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, criadas quando geria a cultura do Município, na gestão Rosalba Ciarlini.

“Isaura Amélia é mecenas da cultura, fundadora e incentivadora da Sociedade Amigos da Pinacoteca, entre diversas outras ações. Portanto, nós, enquanto mossoroenses, congratulamos-nos à conquista de Isaura, que é conquista de Mossoró, conquista de quem incentiva a cultura e as artes”, enalteceu.