Francisco Carlos pede reajuste para professores da zona rural

por Regy Carte publicado 16/03/2022 11h57, última modificação 16/03/2022 11h57
Gratificação, segundo ele, está congelada há mais de dez anos
Francisco Carlos pede reajuste para professores da zona rural

Vereador Professor Francisco Carlos, na sessão desta quarta-feira, 16 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Professor Francisco Carlos (PP) defendeu reajuste em gratificação de deslocamento para professores lotados na zona rural. Ele apresentou o pleito em requerimento na Câmara Municipal de Mossoró, aprovado hoje (16). O adicional, segundo ele, está congelado há dez anos.

Ele explica que boa parte dos professores da zona rural reside na cidade, e têm assegurado adicional para transporte às escolas. Mas o valor está defasado. “Nosso pleito é que a Prefeitura reajusta ainda em abril, dentro prazo permitido pela lei eleitoral para isso”, informa.

Como solução definitiva, o vereador propõe contratar, via concurso público, professores formados em educação no campo. O tema, aliás, foi debatido na sessão de ontem (15), quando o plenário rejeitou urgência especial para votação de emenda a projeto nesse sentido.

O pedido de urgência, emenda e projeto são de autoria de Francisco Carlos. A inconstitucionalidade para a rejeição, segundo ele, não se sustenta. Para comprovar, leu trechos da Lei Orgânica do Município (LOM), em segundo pronunciamento na sessão desta quarta-feira.

Nesse segundo discurso, o parlamentar voltou a alertar perdas para professores da rede municipal, decorrentes da proposta de reajuste no Piso do Magistério apresentada pela Prefeitura.

“Uma professora me procurou e fizemos o cálculo. Até novembro de 2023, ela vai perder cerca de R$ 33 mil. Outros professores vão perder mais ou menos, dependendo dos vínculos. A realidade é que os professores não receberão o aumento efetivo de 33,24%”, afirmou.

Francisco Carlos produziu planilha para que cada professor saiba o quanto está perdendo com o reajuste do reajuste do Piso em Mossoró, a ser pago em 19 meses, em 7 parcelas”.  Segundo o vereador, quem quiser ter acesso a planilha pode acessar:  https://professorfranciscocarlos.com.br/wp-content/uploads/2022/03/CALCULO-DE-PERDAS-Professores-Mossoro.xlsx