Francisco Carlos reforça importância do diálogo para fim da greve

por Alessandro Dantas publicado 04/04/2023 12h23, última modificação 04/04/2023 12h23
Paralisação dos professores municipais já dura cerca de 40 dias
Francisco Carlos reforça importância do diálogo para fim da greve

Vereador Francisco Carlos em seu pronunciamento hoje, 04 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Na 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (04), o vereador Professor Francisco Carlos (Avante) reforçou a importância do diálogo entre os professores e a gestão municipal para o fim da greve. Para o parlamentar, é necessário encontrar caminhos para que cerca de 8 mil alunos possam voltar a assistir aula regularmente.

Em seu pronunciamento, o vereador questionou sobre a possibilidade de o município receber uma da complementação extra do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o pagamento do piso dos professores, tendo em vista que a Prefeitura de Mossoró alega o impacto financeiro para o pagamento do piso nacional. O reajuste do piso salarial dos professores é definido anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

“Eu não sei se o município pode receber complementação. O município precisa, com clareza, dizer: olha, minha situação é essa, o estado do Rio Grande do Norte recebe complementação, mas o município de Mossoró não tem direito a essa complementação, por esses ou aqueles motivos”, frisou.

Francisco Carlos disse haver dificuldades em acessar essas informações, mas ressaltou que acredita que a Secretaria de Educação pode esclarecer essa situação sob “uma base informacional”.

Reconhecimento

Ainda na tribuna, Francisco Carlos elogiou os profissionais de saúde que trabalham na UTI Pediátrica e Neonatal em Mossoró.

“São 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital Wilson Rosado, salvo engano 17 leitos de UTI neonatal no complexo da APAMIM. Com a possibilidade de mais leitos de UTI neonatal no Hospital da Mulher, quando ele estiver em pleno funcionamento, aliás esse é um anseio muito grande”, concluiu.