Francisco Carlos ressalta atuação de secretário de programas e projetos estratégicos de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 22/08/2023 12h05, última modificação 22/08/2023 12h03
Vereador ressaltou revisão do Plano Diretor da cidade
Francisco Carlos ressalta atuação de secretário de programas e projetos estratégicos de Mossoró

Vereador Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 22, o vereador professor Francisco Carlos (Avante) elogiou a atuação do secretário municipal de programas e projetos estratégicos de Mossoró, Almir Mariano. O parlamentar destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário e pela equipe multidisciplinar formada por engenheiros, arquitetos e especialistas em áreas como meio ambiente, urbanismo e saneamento.

"Estive com o professor doutor Almir Mariano e fiquei impressionado em ver a equipe trabalhando em suas estações de trabalho para elaborar planos de desenvolvimento urbanístico em nossa cidade”, destacou Francisco Carlos.

O vereador também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo secretário e professor universitário Almir Mariano na área de regularização fundiária. “O trabalho que o professor Almir está desenvolvendo deve entregar mil títulos de regularização fundiária nos próximos meses. Isso beneficia os proprietários de residências que poderão, com o título, conseguir empréstimos para reformas, entre outros benefícios”, explicou.

 A vereadora Marleide Cunha (PT) aproveitou aparte para também parabenizar o professor Almir Mariano pela coordenação do projeto Terra Urbanizada, uma parceria entre a UFERSA e o Governo do Estado. “Quero concordar com o vereador professor Francisco Carlos sobre a competência e excelência do professor Almir Mariano, que está à frente do Terra Urbanizada. É uma parceria que vai beneficiar moradores de 15 bairros de Mossoró com a concessão dos títulos públicos das residências. Um trabalho muito importante de regularização fundiária”.

Plano Diretor

Francisco Carlos também destacou a necessidade da revisão do Plano Diretor de Mossoró, durante o pronunciamento na sessão. O vereador explicou que a legislação está desatualizada e que deveria ter sido revista em 2016 e que vem cobrando há anos, mas que apenas agora há interesse na gestão municipal para a atualização. “Em 2016 o Plano Diretor completou 10 anos, em 2015 eu já cobrava a revisão. Agora estou vendo de maneira concreta o interesse da gestão municipal. Uma legislação importante para o crescimento ordenado de Mossoró”.

O presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (SD), em aparte no pronunciamento do vereador Francisco Carlos, também destacou a necessidade da atualização do Plano Diretor. “2023 é um ano importante que poderia ser feito esse debate. A gente fica na expectativa para receber o projeto e debater com técnicos da área”. E ressaltou que a Câmara Municipal deve participar do estudo da legislação através de uma Comissão.  

Cobrança

Finalizando o pronunciamento, Francisco Carlos relembrou a audiência pública realizada na Câmara Municipal, na semana passada, que teve como objetivo verificar os débitos do Governo do Estado junto a Prefeitura de Mossoró. O vereador anunciou a solicitação de uma audiência junto à Governadora Fátima Bezerra para conversar sobre a questão e lembrou que os valores devidos ao município pelo Governo do Estado comprometem o funcionamento de serviços públicos em áreas como saúde e educação. “Vamos solicitar essa reunião e pedimos que todos os vereadores subscrevam”. De acordo com o vereador, a reunião solicitada com o Governo do Estado deve levar um grupo de vereadores para debater uma solução para quitação da dívida.