Frente alerta para excesso de velocidade em Mossoró

por Regy Carte publicado 02/07/2020 11h53, última modificação 02/07/2020 11h53
Diálogos sobre Mobilidade tratou, hoje (2), de educação no trânsito
Frente alerta para excesso de velocidade em Mossoró

Vereador Alex Moacir e Maribel Checcucci em debate na Câmara, hoje - 02 07 20 (foto Edilberto Barros CMM)

Se deu mais fluidez ao trânsito de Mossoró, a restrição social aumentou excesso de velocidade. A infração é um dos reflexos da pandemia na mobilidade urbana e preocupa autoridades locais. A situação foi exposta em reunião da Frente Parlamentar de Trânsito a Mobilidade Urbana (FPTMU), hoje (2), na Câmara Municipal de Mossoró.

Embora ainda sem dados consolidados, o desrespeito aos limites de velocidade cresceu em Mossoró na pandemia de Covid-19, segundo a chefe do Departamento de Educação para o Trânsito da Prefeitura, Maribel Checcucci. “Percebemos isso nas últimas semanas aqui na cidade. Com ruas mais vazias, há motoristas que correm mais”, diz.

A pedagoga foi a convidada da primeira edição do projeto Diálogos sobre Mobilidade, idealizado pelo presidente da FPTMU, vereador Alex Moacir (PP). Como consequência do problema, citou recentes acidentes em cruzamentos estratégicos de Mossoró. Apesar da violência das colisões, não houve mortes. “Mas, poderíamos ter perdido vidas”, alerta.

Perigos

O caminho para conter essas e outras infrações, segundo Maribel, é a educação para o trânsito. Para isso, conta que o Município trabalha o tema da campanha nacional em 2020: Perceba o Risco, Proteja a Vida. Objetivo é a reflexão sobre perigos ao conduzir em alta velocidade, sem capacete e cinto de segurança, ultrapassagem proibida e uso de álcool.

“Esse é o risco. Proteger a vida é preservá-la, por meio da prevenção”, ensina a pedagoga, que debateu a temática Educação para o Trânsito em Tempos de Pandemia. “Acidentes continuam, mesmo na pandemia”, adverte, ao acrescentar novas práticas impostas pela crise sanitária, como capacitações e campanhas educativas digitais.

Conscientização

Essa mudança de hábitos, segundo Alex Moacir, precisa ser extensiva ao trânsito. “Cuidados que o cidadão tem na pandemia também deve ter também no trânsito. Higiene maior, respeito às medidas sanitárias e outras medidas. Se tivermos o mesmo cuidado para não contrair a Covid-19 no trânsito, teremos menos acidentes”, observa.

Com a pandemia, ele explica que FPTMU substituiu as reuniões temáticas pelo projeto Diálogos sobre Mobilidade, no qual recebe um convidado para discutir sobre temas da área. “Vamos realizar o projeto a cada 15 dias”, informa. O próximo tema, em data a ser definida, será sobre recentes intervenções do setor de engenharia de trânsito, como novas sinalizações.