Genilson Alves alerta para crise no transporte coletivo

por Regy Carte publicado 21/06/2022 12h11, última modificação 21/06/2022 12h11
Segundo ele, os custos sobem e a quantidade de passageiros cai
Genilson Alves alerta para crise no transporte coletivo

Vereador Genilson Alves em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 21 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (21), o vereador Genilson Alves (Pros) advertiu para o agravamento da crise no sistema de transporte coletivo urbano por ônibus em Mossoró. Segundo ele, os custos sobem, mas a quantidade de passageiros cai.

“Para se ter ideia da situação, em maio de 2019 eram transportados mais de 200 mil passageiros ao mês em Mossoró. Em maio deste ano, o número caiu para menos de 80 mil pessoas”, comparou o parlamentar. Por outro, lado observa ter aumentado a despesa para manter o sistema.

Como exemplo, citou o combustível. Na última sexta-feira (17), a Petrobras anunciou mais um reajuste do diesel, de 14%. Enquanto isso, Genilson Alves observa que apenas cerca de 50% dos passageiros pagam passagem. Os demais usufruem de gratuidade total ou parcial.

“Há sério risco de inviabilidade do sistema, apesar do apoio da Prefeitura, o que permitiu a ampliação de três para 11 linhas em operação. O transporte coletivo em Mossoró pede socorro, para não prejudicar quem precisa de ônibus e fragilizar ainda mais o sistema”, frisou.