Genilson Alves defende categoria de guardas municipais e afirma que caso de agressão é situação isolada

por Amanda Santana Balbi publicado 30/08/2022 12h14, última modificação 30/08/2022 12h14
Vereador destacou importante papel que a guarda municipal exerce na cidade

Vereador Genilson Alves. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 30, o vereador Genilson Alves (Pros) fez um apelo para que a população não condene precipitadamente a categoria dos guardas civis pelo ocorrido no domingo, 28 de agosto, na Avenida Rio Branco, onde um grupo de guardas civis foi flagrado agredindo adolescentes em uma abordagem. Genilson explicou que o que ocorreu foi um caso isolado e que deve ser apurado pelo órgão competente, mas que a atitude não representa toda a corporação.

O vereador explicou ainda que os adolescentes estavam dirigindo de forma imprudente pela avenida e que uma criança de dois anos quase foi atropelada pelos menores. Mas que de qualquer forma, nada justifica a agressão. “Os guardas estão certos em parar, apurar o que estava ocorrendo, apreender a moto. Mas erraram em agredir e isto será apurado”, afirmou.

Genilson afirmou ainda que algumas pessoas estavam defendendo que não houvesse a abordagem, mas que os guardas municipais de Mossoró exercem importante trabalho de policiamento na cidade, evitando inúmeros crimes e defendendo a população. “Não é certo julgar e condenar todos os guardas por um caso isolado. Eles precisam sim abordar, fazer o policiamento e eles são parte essencial da segurança em Mossoró”.

Aparte

Em aparte, alguns vereadores também defenderam a categoria dos guardas municipais. A vereador Marleide Cunha (PT) deixou claro que é a favor das abordagens, porém é contra a violência. “O guarda tinha que ter parado sim a moto, tinha que ter abordado sim os adolescentes, tinha que ter apreendido a moto, feito um boletim de ocorrência. O errado foi a agressão com chutes e murros e ameaçarem e intimidarem que estava filmando. Isso não pode e deve ser apurado. Não é a conduta certa. Não estou validando os adolescentes, mas sou contra a agressão”, explicou.