Genilson Alves defende melhor distribuição dos recursos para o setor do turismo

por Sérgio Oliveira publicado 27/04/2021 15h10, última modificação 27/04/2021 15h10
Vereador disse que pequenos comerciantes são prejudicados pelo pouco acesso aos bancos
 Genilson Alves defende melhor distribuição dos recursos para o setor do turismo

Vereador Genilson Alves na sessão ordinária remota do dia 27 de abril. Foto: Edilberto Barros

O anúncio de que o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, irá injetar no setor R$ 1,2 bi com a liberação acontecendo via Caixa Econômica Federal, despertou a preocupação do vereador Genilson Alves (Pros). Lembrou o vereador que, diante da pandemia que assola o país, é assustador o número de desemprego atingindo principalmente os setores de hotéis, restaurantes e o mercado informal, citando no último caso a situação dos ambulantes, também apontados como pequenos comerciantes.

De acordo com o vereador, esse pequeno comerciante não aparece nas estatísticas oficiais em relação aos prejuízos provocados na economia pela Covid-19, porém são afetados duramente pelo quadro geral. “Quero aproveitar esse anúncio para alertar ao banco e às empresas que já foram liberados outros recursos, e esses pequenos comerciantes ficaram de fora, pois não foram informados em tempo hábil para apresentar suas propostas”, lembrou. De acordo com Genilson, muitos comerciantes quando foram procurar o banco, receberam a informação que os recursos haviam acabado. Desta vez, disse o vereador, espera que o programa realmente atenda a todas as empresas ligadas ao turismo.

Genilson Alves acrescentou que o problema reside no fato de muitas empresas possuíram contato direto com o gerente do banco, o que facilita o acesso diário. “Infelizmente esses chegam primeiro, pela facilidade citada, e são logo atendidos pelo banco, enquanto a maioria dos comerciantes não sabem que o recurso chegou”, denuncia Genilson lembrando ainda que o governo federal vem fazendo sua parte e espera que o governo estadual siga o exemplo. De acordo com o vereador, a situação no setor é grave, com números negativos alarmantes desde outubro de 2020. Genilson encerrou sua fala lembrando que muitas cidades do Rio Grande do Norte sobrevivem do turismo e pede ao presidente do legislativo mossoroense que defina os membros da Frente Parlamentar de Turismo e, logo em seguida e de forma remota, seja marcada uma audiência pública para discutir a situação.