Genilson Alves questiona empréstimo de R$ 150 milhões

por Sérgio Oliveira publicado 22/10/2019 13h49, última modificação 22/10/2019 13h49
Vereador quer detalhes de investimento de recursos
Genilson Alves questiona empréstimo de R$ 150 milhões

Vereador Genilson Alves durante a sessão ordinária desta terça. FOTO: Edilberto Barros

Através do Projeto de Lei 1.214/2019, a Prefeitura de Mossoró pretende contrair junto à Caixa Econômica Federal um empréstimo no valor de até R$ 150 milhões e, alegando desconhecer como o valor será investido, o vereador Genilson Alves (PMN) faz alguns questionamentos. Para votar, o vereador quer primeiro que o Executivo apresente de que forma esse empréstimo impactará na capacidade de endividamento de Mossoró.

Entende Genilson que a população tem o direito de saber, através do seu vereador, como o município vai gastar e pretende pagar esse empréstimo. “Isso se faz necessário, pois o Fundo de Participação do Município, o FPM, será comprometido. E minha preocupação, por exemplo, é de que no futuro o servidor tenha seu salário atrasado por falta de dinheiro”, argumentou o vereador.

Genilson citou como preocupação o fato do FPM hoje já ter parte comprometida com o pagamento de valores atrasados com a Previ Mossoró. Dívida essa, acrescentou, que já foi parcelada e hoje já acumula novo atraso de R$ 20 milhões.

Para resolver a situação, o vereador sugere que a prefeita Rosalba Ciarlini diga quanto será gasto para despoluição do rio Mossoró ou construção de uma nova ponte, ou seja, especificar o destino do dinheiro para que se tenha uma ideia do impacto.

Nas condições em que chegou o projeto à Câmara Municipal, o vereador Genilson Alves diz que não tem como votar favoravelmente, pois teme que uma soma desse montante, em um ano véspera de eleição, tome rumos desconhecidos da população.