Genilson Alves registra trabalho em favor do rio Mossoró

por Regy Carte publicado 08/03/2023 12h52, última modificação 08/03/2023 12h52
Na sessão desta quarta-feira, vereador também abordou educação
Genilson Alves registra trabalho em favor do rio Mossoró

Vereador Genilson Alves em discurso na sessão desta quarta-feira, 8 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Genilson Alves (Pros), em pronunciamento na Câmara Municipal, hoje (8), registrou ações da Prefeitura para preservação do Rio Mossoró. Segundo ele, a gestão municipal inicia, esta semana, intervenções no manancial, nas direções do Centro à Barragem de Genésio (Alto da Conceição), e do Centro ao bairro Paredões.

“É um rio fundamental para a nossa cidade, e tem recebido a atenção do Poder Público Municipal”, frisou o parlamentar. Apesar dessa atenção, ele disse ser necessário continuar a cobrar ações às bancadas federal e estadual e Governo do Estado, porque se trata de rio intermunicipal. Isto é, corta vários municípios.

Segundo Genilson Alves, é importante zelar pelo patrimônio que a natureza concedeu a Mossoró. “A Prefeitura também inicia esta semana conscientização para sustentabilidade, que também envolve o Rio Apodi/Mossoró. Vamos continuar sonhando e trabalhando para o rio ser despoluído em prol do lazer e do turismo”, disse.

Educação

No mesmo pronunciamento, Genilson Alves afirmou haver total boa vontade da Prefeitura para atender pleitos dos professores da rede municipal e de outras categorias, conforme novamente expresso em audiência do prefeito Allyson Bezerra com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), ontem (7).

Mas, especificamente sobre educação, o vereador explicou haver dificuldades financeiras da Prefeitura para atender determinadas demandas, por causa da frustração de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“A estimativa do Fundeb para Mossoró este ano era de R$ 133 milhões, mas portaria do Governo Federal reduziu para R$ 114 milhões. Também há o reajuste do piso salarial de 2022, já pago 20% dos 33% acordados. E, este ano, a Prefeitura pagará os 13% restantes. Com o déficit do Fundeb, serão R$ 41 milhões que o Município terá que arcar com recursos próprios para educação”, informou Genilson.

Além disso, Lembrou o vereador, a Prefeitura fará concurso público para educação este ano, o que vai onerar ainda mais a folha de pessoal. “Se levarmos em conta a reivindicação do sindicato, esse valor pode ultrapassar mais de R$ 65 milhões. Esse total compromete o limite prudencial de gastos com pessoal, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, alerta o parlamentar.

Por fim, Genilson Alves afirmou ser necessário reconhecer os avanços dos dois últimos anos em Mossoró, proporcionados pela gestão municipal. Como exemplo, citou a evolução do patrimônio líquido do Previ, que saltou de R$ 43 milhões para R$ 120 milhões no governo Allyson Bezerra. “Em dois anos, tivemos mais avanços do que em dez anos”, comparou.