Gratidão de dom Mariano marca sessão de Santa Luzia

por Regy Carte publicado 12/12/2023 12h55, última modificação 12/12/2023 13h08
Italiano agradeceu a Mossoró pelo acolhimento; solenidade também lembra padre Sátiro
Gratidão de dom Mariano marca sessão de Santa Luzia

Dom Mariano Manzana (dir.) e Dom Luigi Bresan foram homenageados por vereadores (a) na Cânmara (foto: Edilberto Barros/CMM)

A sessão solene em celebração à Santa Luzia, na véspera do dia da padroeira de Mossoró, hoje (12), na Câmara Municipal, foi marcada por palavras de gratidão de Dom Mariano Manzana. Atual administrador apostólico, o italiano agradeceu a Mossoró pelo apoio nos últimos 19 anos, durante seu bispado na Diocese.

No último dia 18 de novembro, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por dom Mariano Manzana ao governo pastoral. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou para a Diocese de Mossoró dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras.

“Adotei o Brasil e, de modo particular, o Rio Grande do Norte, como segunda pátria. Estamos terminando o serviço, em 17 de fevereiro, vamos passar o báculo para dom Francisco Sales. Deixo meu obrigado ao povo de Mossoró”, agradeceu Dom Mariano.

E acrescentou: “Escolhi servir a esse povo, mas também fui acolhido por esse povo, aceito e colocado no coração. Por isso, ao terminar o meu mandato, digo a essa sala (plenário da Câmara), que também representa o povo de Mossoró, que Mossoró está também no meu coração”.

O sacerdote expressou ainda gratidão à Câmara de Mossoró por mais uma homenagem à Santa Luzia, que, segundo ele, é patrimônio espiritual de Mossoró. “Esta sessão expressa amor da comunidade de Mossoró a Santa Luzia”, frisou.

Além de dom Mariano, discursaram na sessão Amábilis de Oliveira e Silva, em nome dos (a) homenageados (a), e o arcebispo emérito de Trento, na Itália, dom Luigi Bressan. Ele foi o responsável por sagrar dom Mariano bispo, em 2004. Bressam e Manzana receberam, na sessão solene, Moção de Aplauso e Menção Honrosa da Câmara. 

“Dom Mariano trabalhou por 12 anos como animador do espírito missionário na nossa Diocese e, depois, o papa me encarregou, com outros bispos, de comunicar a dom Mariano que o estava nomeando bispo aqui”, contou Bressan, que entregou medalha, com símbolo da catedral de Trento, ao presidente da Câmara, Lawrence Amorim.

Padre Sátiro

Ao expressar honra pela homenagem, o vereador disse também ser honrosa para a Câmara mais uma sessão solene em homenagem a Santa Luzia. “Aproveito para fazer homenagem especial à memória e ao legado do padre Sátiro Cavalcante Dantas (falecido em 27 de novembro), que estaria aqui nesta sessão solene. Onde estiver, está muito feliz pela homenagem à Santa Luzia”, registrou.

Após as falas, a solenidade passou à entrega de homenagens, em reconhecimento ao trabalho de membros da comunidade católica por Mossoró, nos mais diversos campos de atuação. A imagem de Santa Luzia foi introduzida no plenário por Maria Florência, servidora do setor copa e cozinha da Câmara.

Compuseram a mesa da cerimônia, além de dom Mariano Manzana e de dom Luigi Bressan, o vigário-geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte de Melo; irmã Maria Zelândia da Silva (diretora do Colégio Sagrado Coração de Maria), juíza Ana Clarissa Arruda Pereira (Judiciário), secretário-adjunto estadual do Gabinete Civil Ivanilson Maia (Governo do Estado) e Evanice Fernandes (Prefeitura de Mossoró). Também prestigiaram a sessão solene representantes de outras instituições e segmentos sociais.

Mais fotos.

   

HOMENAGEADOS (A)

 

Moção de Aplausos e Menção Honrosa

Dom Mariano Manzana

Dom Luigi Bressan

 

Medalha de Santa Luzia e Título de Cidadão (a) Mossoroense

Eliete Dantas Rocha

Pâmela Náiade de Alencar Souza

 

Medalha de Santa Luzia

Maria Lúcia 

Edna Costa Negreiros de Medeiros

Maria de Fátima Ramos de Souza

Everton Pereira do Nascimento

Glicinara Alves da Silva Pinto da Nobrega

Leudson Batista de Macedo

Waldeir Dantas

Manflinio Santos Gomes

Maria Ivanilde Moura Soares

Maria Gorete Marques de Sousa

Adelaide Silva de Sousa

Francisco Alberto Mendes de Souza

Amábilis de Oliveira e Silva

Victor Antônio Nobrega de Carvalho

Maria do Socorro Queiroz Macial

Isabel do Nascimento Barbosa

 

Medalha de Reconhecimento da CMM

Diego Henrique Cunha da Silveira

Luiz Candido Bezerra Filho

 

Título de Cidadão (a) Mossoroense

Diego Henrique Cunha da Silveira

Luiz Antônio Pereira de Lira

Edinaldo Pereira de Souza Junior

Gedson Bezerra Nunes

Ana Clarisse Arruda Pereira

Senhor Vaudeluci Freitas Guimarães

Wilma Mesquita de Almeida

Nielson Dantas da Silva

Cesar Hildo Marques

Francisco Wiginis Soares Cavalcante

Alaíde Vieira de Andrade Costa

Pedro Rafael Sousa Dantas

Gilneide Maria de Oliveira

 

Medalha do Mérito “Maria Sílvia de Vasconcelos”

Ana Lúcia Oliveira Aguiar

 

Medalha “Raimundo de Melo”

Cesar Hildo Marques

 

Medalha do Mérito em Segurança Pública “PM Ivan Alexandre da Costa”

Clayton Jadson Silva Rolim

 

Diploma de Honra ao Mérito Funcionário Público Padrão “Regina Maura Saboya”

Elton Bezerra de Medeiros