Isaac da Casca denuncia falhas no funcionamento de UPAs

por Regy Carte publicado 12/04/2023 13h08, última modificação 12/04/2023 13h08
Vereador inspecionou unidades de saúde sob a responsabilidade do Município
Isaac da Casca denuncia falhas no funcionamento de UPAs

Vereador Isaac da Casca em discurso, hoje (12), no plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Isaac da Casca (MDB) apresentou hoje (12), na Câmara Municipal, resultado de recentes visitas a unidades de saúde do Mossoró, diante da alta procura por pacientes em razão do atual período chuvoso. Nessas fiscalizações, ao lado do vereador Omar Nogueira (Patriota), ele afirma ter constatado problemas no funcionamento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Como exemplo, citou a UPA do bairro Alto São Manoel, onde a usina de oxigênio está instalada de forma inadequada, operando incorretamente. “Sem falar na parte estrutural, sem condições adequadas de trabalho para os servidores e de atendimento aos pacientes”, acrescentou o vereador, em pronunciamento na sessão.

Na UPA do bairro Belo Horizonte, segundo ele, a situação é mais grave. “No momento da nossa visita, existiam três médicos. Mas, após 1 hora da manhã, a unidade ficou sem médico intensivista, sem possibilidade, por exemplo, de entubar paciente num caso mais grave”, aletou Isaac da Casca.

Ele acrescenta que, também na UPA do Belo Horizonte, conversou com servidores contratados temporariamente, recebendo menos de um salário mínimo, mas sem reclamar dessa condição por temer represálias.

“E, ontem, estivemos na UBS (Unidade Básico de Saúde) Marcos Raimundo da Costa, também no Belo Horizonte, onde há mais de um ano não há atendimento odontológico. Já solicitamos solução à Secretaria de Saúde, mas o serviço ainda não foi providenciado, e a população sofre com a falta de atendimento”, concluiu.