Isaac defende kit acessibilidade para alunos com deficiência

por Alessandro Dantas publicado 08/02/2024 13h04, última modificação 08/02/2024 13h04
Projeto de lei visa ampliar inclusão em escolas da rede municipal de ensino
Isaac defende kit acessibilidade para alunos com deficiência

Vereador Isaac da Casca propõe projeto para ampliar inclusão na educação (foto: Edilberto Barros/CMM)

Envolvendo a temática inclusiva, tramita na Câmara Municipal de Mossoró o Projeto de Lei 123/2023, que torna obrigatório o fornecimento de kit acessibilidade aos alunos com deficiência da rede municipal de ensino. A proposta é de autoria do vereador Isaac da Casca (MDB) e está em análise nas Comissões Permanentes do Legislativo. 

Os kits de acessibilidade se constituem em uma tecnologia assistiva e todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão.

Segundo Isaac da Casca, os materiais têm a finalidade de promover acessibilidade e eliminar barreiras dos alunos com deficiência, com transtorno global do desenvolvimento (TGD) com altas habilidades ou superdotação, visando potencializar o processo de aprendizagem. 

“Caberá à unidade escolar, por meio de estudo de caso realizado pela equipe escolar, elaborar relatório prescrevendo e indicando os recursos de tecnologia assistiva a ser adquirido”, propõe Isaac no projeto. 

Educação Inclusiva 

Isaac da Casca defende também que o orçamento municipal destinado à Educação deve ser empenhado em recursos próprios para garantir o desenvolvimento da educação inclusiva. “Significa dizer que a implementação deste projeto não acarretará em instituição de novas despesas ao Poder Executivo”, assegura o parlamentar. 

Como garantia de efetividade, o vereador sugere que os servidores da educação recebam orientações sobre o uso dos instrumentos de tecnologia assistiva.

“Desta forma, está claro que a aprovação do presente projeto, tornando obrigatória a distribuição de kits de acessibilidade aos alunos com deficiência, de acordo com suas necessidades de aprendizagem, é medida necessária e que traduz em ato de verdadeira justiça social”, defende Isaac. 

Após ter a tramitação concluída nas Comissões Permanentes, o projeto deverá voltar ao plenário para ser analisado pelos vereadores e vereadoras da Câmara Municipal.