Kayo Freire alerta que cobrança indevida da Neoenergia Cosern ameaça investimentos em energia solar
O vereador Kayo Freire (PSD) usou a tribuna, nesta terça-feira (18), para defender a população diante da cobrança indevida relacionada ao ICMS para quem tem sistema de energia solar no Rio Grande do Norte. Ele alertou que a atitude da Neoenergia Cosern gera insegurança e ameaça investimentos em energia fotovoltaica no estado.
Kayo afirmou que a taxação aplicada “caiu como uma bomba” no estado e lembrou que a Neoenergia Cosern só suspendeu a cobrança após forte pressão do povo. Para ele, a suspensão não resolve o problema.
O vereador classificou a cobrança sem aviso prévio como um abuso. “É retirar do cidadão que busca economizar, que investiu o que tinha para colocar energia sustentável. Enquanto isso, a concessionária lucra milhões”, destacou Kayo Freire.
Kayo também citou o caso da Paraíba, onde a Justiça determinou devolução em dobro dos valores cobrados de forma indevida. Segundo ele, o Rio Grande do Norte não deve aceitar condição menor. “A Neoenergia Cosern precisa apresentar os valores descontados e devolver o que tirou do nosso povo, e em dobro, como aconteceu na Paraíba”, concluiu.