Lamarque Oliveira apresenta reivindicações e presta contas de suas viagens

por Sérgio Oliveira publicado 07/06/2022 13h18, última modificação 07/06/2022 13h18
Parlamentar condena desvalorização dos vereadores
 Lamarque Oliveira apresenta reivindicações e presta contas de suas viagens

Vereador Lamarque Oliveira. Foto: Edilberto Barros/CMM

Prestando contas e ações do seu mandato, o vereador Lamarque Oliveira (PSC) aproveitou seu tempo na tribuna, durante o grande expediente da sessão da terça-feira, 07, para apresentar reivindicações e falar da tentativa de desvalorização do trabalho dos parlamentares mossoroenses. Falou de visita que fez na Rua Freirinho, no Liberdade I, e da parte que fica no cruzamento das ruas Walter Vanderlei e a Presidente Dutra, que é a única no conjunto que não tem iluminação pública, de acordo com o vereador.

Lembrou o edil que os moradores pagam a Taxa de Iluminação Pública e não podem ficar sem esse serviço. “Nós fomos ali para prestação de conta, e comunicamos que nós protocolamos nesta casa uma indicação transformada em projeto junto a Cosern. Levamos ao secretário Rodrigo Lima e esperamos que aquela comunidade seja atendida”, disse Lamarque, justificando que casas foram arrombadas e bens subtraídos, atos facilitados pela escuridão.

Tentativa de desvalorização

Sobre esse tema, disse o vereador que, na semana passada no plenário desta Casa, assistiu a desvalorização do trabalho dos vereadores. Disse que cada vereador pode reivindicar a liberação de diárias e viajar na busca de benefícios para a nossa cidade. “E o fato que me deixou muito triste, em uma discussão entre dois nobres vereadores, foi quando o vereador meu amigo Wiginis do Gás, falou dos gastos que a Câmara tem com nós vereadores. E no mesmo dia um blog estampou a cara de três vereadores como se fossem bandidos”, lamentou.

Como exemplo positivo, o parlamentar lembra as ações do vereador Pablo Aires, que usou pouco mais de R$ 700 de diárias e conseguiu mais de R$ 1 milhão de emendas para Mossoró. Com esse benefício, o vereador, entende Lamarque, não pode ser acusado de gastar o dinheiro público. O próprio vereador assumiu que é o segundo que mais usou verbas públicas na Câmara, já que não tem verba de gabinete para utilizar. Solicitando algo em torno dos R$ 2.400 mil em quatro viagens.

Foram viagens até Natal que o vereador agradece ao presidente do legislativo, Lawrence Amorim (SD), que sempre viu o seu trabalho de forma proativa. Na tribuna, o Lamarque Oliveira aproveitou para prestar contas à sociedade mossoroense para dizer que viajou e retornou com melhorias para a cidade. Disse que não estava satisfeito e não ficará em uma zona de conforto, e vai continuar trabalhando por Mossoró.

Benefícios após viagens

Lamarque listou os investimentos que conseguiu através das viagens que realizou até Natal/RN.  Em visita que fez ao gabinete do deputado estadual Coronel Azevedo (PSC), conseguiu, em parceria com o deputado federal General Girão (PL), a contemplação de dois poços, um para o Piquiri e outro para a Barrinha. Os técnicos da Funasa já vieram e demarcaram a questão dos poços e agora aguardam os geógrafos para estudos finais. O vereador também conseguiu, e já foi publicado no Diário Oficial, o valor de R$ 50 mil para o esporte amador de Mossoró. Destacando que foram ações das suas viagens.

Seguindo a relação de conquistas, citou também benefícios para Associação de Moradores do Alto de São Manoel, e já foi publicado no Diário Oficial, doação de R$ 30 mil para o seu presidente desenvolver ações na comunidade. Conseguiu ainda uma ajuda para a Liga do Câncer. O presidente da Liga esteve na Câmara e pediu ajuda para levantar o valor de R$ 400 mil com objetivo de adquirir equipamentos e começar a realizar cirurgias eletivas.

Os benefícios citados foram conquistados junto ao gabinete do deputado Coronel Azevedo, porém, segundo Lamarque, com a deputada federal Carla Dickson (União Brasil) não foi diferente. “Eu acredito que, até o dia 8, estará aportando na Prefeitura de Mossoró a emenda de R$ 350 mil, e aí sim, para a aquisição de uma ambulância”, destacou. A Casa da Mulher Brasileira que tanto foi falada na Câmara pelos nobres vereadores, disse o edil, é uma realidade e também receberá recursos. Também, com essas viagens, conseguiu junto à deputada federal Carla Dickson, dois kits para o Conselho Tutelar de Mossoró, 33ª e 34ª zona.

Como único vereador presente na solenidade em Natal, Lamarque Oliveira se apresentou como representante da Casa na entrega de 10 kits e dois vieram para Mossoró. Os conselheiros que lá estavam, disse o parlamentar, já vieram dirigindo dois carros novos, trouxeram geladeira, bebedores, smart phone, TV LCD e Smart TV. Então eu acredito que as viagens que fizemos até Natal foram proativas. E somando todas elas, chegamos a quase R$ 1 milhão”, completou Lamarque, acrescentando que os dois mil e quatrocentos reais que utilizou é porque não tem verba de gabinete. Lamentou ainda que a Câmara não tem condições de investir no parlamentar.

Lembrou-se da Marcha dos Vereadores em Brasília, com objetivo de melhor qualificar os parlamentares, principalmente os 17 novos, porém o legislativo não teve como investir. Fez questão de lembrar que o presidente Lawrence tem interesse de investir nos vereadores, e por isso resolveu prestar contas mostrando os dois valores, das viagens e dos seus resultados em favor da cidade, já que o povo não quer mais um vereador inerte.