Lamarque Oliveira defende pontos coletores para o descarte de máscaras

por Sérgio Oliveira publicado 27/04/2021 15h05, última modificação 27/04/2021 15h27
Vereador acredita que proposta ajudará no combate à contaminação da Covid-19
Lamarque Oliveira defende pontos coletores para o descarte de máscaras

Vereador Lamarque na sessão ordinária remota da Câmara. Foto: Edilberto Barros

A preocupação com o destino que vem sendo dado às máscaras utilizadas para o combate a Covid-19, em Mossoró, foi ponto de discussão no plenário da Câmara Municipal. O tema foi levantado pelo vereador Lamarque Oliveira (PSC), que apresentou um Projeto de Lei com o objetivo de garantir o descarte seguro das máscaras.

De acordo com a proposta do vereador Lamarque, a melhor maneira de evitar que as máscaras sejam jogadas em via pública, como vem acontecendo, é definir pontos coletores. Esses pontos seriam, basicamente, no centro da cidade, espaço no qual se observa o descarte irregular. “Tenho certeza de que essa atitude irá contribuir de forma significativa com o combate a contaminação do novo coronavírus em nossa cidade”, reforçou. Durante sua fala, Lamarque Oliveira solicitou o apoio dos seus pares para que o Projeto de Lei de sua autoria seja aprovado.

Encontro
Seguindo com seu pronunciamento, Lamarque comentou o encontro que ele e outros vereadores tiveram com o deputado federal Eliéser Girão Monteiro Filho, “General Girão” (PSL), no domingo, 25. “Ao parlamentar, entregamos dois ofícios com várias reivindicações em favor de Mossoró e recebemos resposta positiva do parlamentar”, disse. Entre os pleitos, o vereador solicitou apoio para, junto a Petrobras, conseguir a liberação do poço 660, na comunidade do Piquiri, para que a Prefeitura de Mossoró possa voltar a utilizar o poço e garantir o abastecimento de comunidades da Zona Rural.

Também na conversa com o deputado Girão, os vereadores apresentaram nova solicitação para que sejam construídas 12 passarelas no anel viário dos Abolições. De acordo com o levantamento feito, cada passarela custa R$ 2 milhões e o parlamentar federal disse que vai conversar com outros deputados para tentar acelerar esse processo.

Outro pleito apresentado pelo vereador Lamarque Oliveira e que, de imediato, ganhou apoio do deputado General Girão, tem relação com recursos para viabilizar o novo Shopping Vuco-Vuco em Mossoró. “Nós, inclusive, além de Girão, já temos também a manifestação favorável da deputada Carla Dickson garantindo apoio ao projeto”, reforçou Lamarque. Diante das duas manifestações, o vereador buscou a equipe de engenheiros da Prefeitura de Mossoró para que o projeto seja entregue o mais rápido possível e seja levado ao Ministério da Cidadania, como prometeu o deputado federal.

Zona Franca
Outro projeto ambicioso, que pode gerar milhares de empregos em Mossoró, é a proposta de criação da Zona Franca, nos mesmos moldes daquilo que já acontece em Manaus (AM). De acordo com o vereador seria criada a zona franca industrial de Mossoró, em três polos, ou seja, industrial, comercial e agropecuário. A proposta já foi lida em plenário, na Câmara Municipal de Mossoró, e o deputado federal General Girão já se prontificou a levar direto ao presidente Jair Bolsonaro. “O presidente precisa desenvolver o Nordeste e podemos começar por Mossoró, que é uma cidade polo”, disse Girão no encontro com os vereadores.