Lamarque Oliveira fala sobre política comunitária e visita do prefeito a Brasília

por Sérgio Oliveira publicado 23/11/2021 14h05, última modificação 23/11/2021 14h05
Vereador defende transformação de UPA em hospital municipal

Vereador Lamarque Oliveira. Foto: Edilberto Barros/CMM

Abordando vários assuntos de interesse da população, o vereador Lamarque Oliveira (PSC) utilizou a tribuna no plenário João Niceras de Morais, da Câmara Municipal de Mossoró, durante a sessão ordinária da terça-feira, 23, com destaque para temas ligados à política comunitária e à visita do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) até a capital federal, Brasília. Complementando sua fala, o edil aproveitou a discussão sobre o sistema de saúde do município para defender a tese de que, pela estrutura disponível, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte seja transformada em Hospital Municipal.

Sobre o tema política comunitária, o vereador narrou que na segunda-feira, 21, no bairro Redenção, região Oeste da cidade, esteve reunido com os pré-candidatos à presidência do Conselho Comunitário quando, na mesma oportunidade, definiu o seu apoio a chapa encabeçada por Franklin e Marquinhos. “Como candidato a vereador recebi muitos votos nesta comunidade e hoje posso afirmar que vários benéficos estão chegando e, no tocante a eleição, peço o apoio para esses candidatos no dia 05 de dezembro”, comentou. O vereador lembrou ainda que, atendendo a um pleito do seu gabinete, a prefeitura vem retirando o lixo que se acumulava no bairro e agora faz um apelo no sentido de que a população colabore fiscalizando e não deixando colocar lixo em terrenos baldios e aguarde pelo carro coletor. Ainda no Redenção foi confirmado para o domingo, 28, a realização de uma corrida de jegue (jumento) e ele convida a população e demais vereadores para prestigiar.

Comentando a viagem do prefeito Allyson Bezerra até Brasília, o vereador destacou a conquista de recursos no montante de R$ 15 milhões. Com esse valor, festeja Lamarque, a informação é de que será construída uma Policlínica Municipal no Alto São Manoel. Com a chegada desse novo equipamento na área da saúde será possível desafogar outras unidades espalhadas por diferentes bairros da cidade. Lembrando que a proposta de construção da Policlínica é do mandato do vereador Lamarque Oliveira.

Ainda no campo da saúde pública, o parlamentar do Partido Social Cristão tocou em outro tema importante para a coletividade. Ele defendeu que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no Bairro Belo Horizonte, devido a sua boa estrutura, seja transformada em um Hospital Municipal. “Reforço que já existe estrutura, inclusive de equipamentos, e com essa transformação o município poderá buscar apoio do Mistério da Saúde, já que hoje todo o trabalho é custeado com recursos próprios do município”, acrescentou.

O vereador concluiu o seu pronunciamento com mais dois temas. Falou do projeto de sua autoria que trata sobre Horta Comunitária. Informou que discutiu o assunto em reunião com membros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e da própria prefeitura, essa última relacionada ao programa Mossoró Verde. Defende Lamarque que aprovar esse projeto é levar alimentação saudável as mesas dos mossoroenses. Principalmente aos que dependem da merenda escolar. De acordo com o projeto, por exemplo, na área urbana, o cultivo acontecerá em terrenos da prefeitura. “Se você tem uma alimentação saudável você tem uma vida melhor”, lembrou. Por fim, tratou do problema gerado pelo preço do gás de cozinha. O vereador disse que buscou uma explicação junto a Associação de Revendedores e propôs a formação de uma comissão para tratar, dentro e fora de Mossoró, especificamente desse tema que precisa de um esclarecimento a ser apresentado à população que enfrenta dificuldades para comprar o botijão diante dos preços abusivos que estão sendo praticados.