Larissa Rosado defende inclusão de renais crônicos para receber a vacina

por Amanda Santana Balbi publicado 30/03/2021 14h35, última modificação 30/03/2021 14h47
Vereadora lembra que esse grupo não tem como seguir o isolamento social
Larissa Rosado defende inclusão de renais crônicos para receber a vacina

Vereadora Larissa Rosado. Foto: Edilberto Barros

Por: Sérgio Oliveira

A luta pela inclusão de novos segmentos no grupo considerado essencial para receber a vacina contra o novo coronavírus tem encontrado apoio irrestrito na Câmara Municipal de Mossoró. Um dos segmentos que ganhou essa defesa foi o grupo dos renais crônicos e transplantados. Entre as vozes que se levantaram na defesa, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) aproveitou seu espaço no grande expediente da sessão desta terça-feira, 30, para fazer essa cobrança.

Ela lembrou que outros vereadores estão sendo cobrados para fortalecer essa pauta que contará sempre com seu apoio. Em sua fala na tribuna, a vereadora apresentou um dado importante que diz respeito aos hospitais credenciados em Mossoró para esse tipo de tratamento. Citou que são mais de 300 renais crônicos cadastrados, além dos transplantados. “E lembro ainda que eles não podem seguir o isolamento social, pois precisam ir até o local de atendimento para as sessões de hemodiálise onde ficam expostos ao risco de contaminação”, disse. Larissa defende que essa deve ser uma luta de todos que fazem a Câmara Municipal de Mossoró.

Vacinação

Sobre a vacinação contra a Covid-19, a vereadora cobra que a prefeitura de Mossoró explique melhor a questão da informação sobre as morbidades. “No link da inscrição para receber a vacina existe a lista, porém não fala nada sobre quais são os documentos de comprovação que precisam ser apresentados. Esse trabalho, a própria prefeitura pode fazer através de uma campanha para esclarecer se é  preciso o cartão do SUS ou algum outro tipo de documento para a pessoa confirmar quais são essas morbidades”, reforçou.

Ainda sobre o tema vacina, a vereadora esteve com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e esse pediu o reconhecimento pelo que o Governo Federal vem fazendo em relação à compra e distribuíção de imunizantes para estados e municípios. Por sua vez, estes entes da federação ainda não iniciaram essa compra, embora exista a disposição. “Eu concordo e defendo a união de todos os seguimentos e me coloco contra a postura da picuinha política”, disse Larissa para em seguida parabenizar a todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente da vacinação no município de Mossoró.