Lucas das Malhas destaca outubro como mês da saúde da mulher

por Regy Carte publicado 27/10/2021 12h35, última modificação 27/10/2021 12h38
Vereador agradece pelas ações do município no bairro 13 de Maio.
Lucas das Malhas destaca outubro como mês da saúde da mulher

Vereador Lucas das Malhas renova compromisso com o povo de Mossoró

Por Sérgio Oliveira

A programação do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, com ações voltadas especificamente para as mulheres, voltou a ser tema de debate no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (27). O assunto foi levantado pelo vereador Lucas das Malhas (MDB), destacando as ações com as quais esteve envolvido. Entre outros temas do seu pronunciamento, também comentou as ações da Prefeitura de Mossoró no Planalto 13 de Maio e bairros vizinhos na região do grande Alto de São Manoel.

Encerrando o mês de outubro, muito importante para a saúde da mulher, o vereador lembrou mais uma vez do Outubro Rosa, período de combate ao câncer de mama. “Lembro do Caminhão Sesc Mulher como muito importante nessa luta, e agradeço ao presidente da Câmara, Lawrence Amorim (SD), e a vereadora Carmen Júlia (MDB) pelo apoio dispensado na programação”, reconheceu.

Na sequência, Lucas das Malhas falou que o seu mandato se preocupou em apoiar e, entre suas ações, foi até à capital cearense, Fortaleza, onde visitou a Casa da Mulher Brasileira, passando a defender a sua construção também em Mossoró. A pedra fundamental já foi lançada e o vereador espera que seja concluída o mais rápido possível para melhor assistir as mulheres mossoroenses.

Projeto

Seguindo com seu raciocínio voltado à saúde da mulher, Lucas das Malhas pediu aos seus pares apoio a uma proposta de sua autoria, denominada Projeto de Lei Saúde Mulher. A ideia é solicitar ao município que mensalmente realize ações que venham beneficiar a saúde da mulher: um dia de cada mês, em uma unidade básica de saúde de Mossoró, com ações destinadas a elas.

“Não podemos permitir que elas sejam atingidas por problemas que poderiam ser detectados em um exame e iniciar de imediato o tratamento”, sentenciou. O vereador concluiu o tema manifestando sua fé que o projeto seja aprovado na Casa, lembrando que este já conta com a sinalização positiva do prefeito.

Planalto

Ao mesmo tempo que usa a tribuna para fazer algumas reivindicações, o vereador Lucas das Malhas reserva espaço para agradecer. “Desde já quero fazer um agradecimento à gestão municipal pelas ações que vem sendo realizadas no Planalto 13 de Maio e bairros vizinhos”, manifestou Lucas, acrescentando que o setor vem sendo bem assistido por algumas situações indicadas por esse vereador e outros colegas com atuação no bairro.

Lucas lembrou que é um vereador representante de Mossoró, porém dispensa atenção especial pelo bairro 13 de Maio, onde nasceu.

Seguiu Lucas o seu agradecimento pelas benfeitorias que chegam ao bairro, por exemplo, hoje contando com 100% de iluminação com luz de LED. Para beneficiar os desportistas, atendendo uma solicitação feita junto ao secretário de Esportes, Júnior Xavier, foi iniciada a construção de um campo de futebol e recuperação do conhecido campo da Caixa D`água. Outro benefício foi a operação tapa buraco na rua Márcio Júnior e segue a mesma operação em outras ruas do bairro. Também foi aberto diálogo com o prefeito Allsyson Bezerra (SD) para asfaltar a principal via do Planalto, beneficiando as famílias ali residentes como também de comunidades vizinhas.

Outro ponto beneficiado foi a recuperação da praça da UPA, que estava com suas grades de apoio danificadas e, após o pleito do seu mandato, a manutenção foi realizada.

Atendendo um pedido das lideranças comunitárias do conjunto Liberdade, a faixa de pedestre foi reaberta na rua Sérvulo Marcelino. A situação anterior, com a faixa apagada, estava prejudicando alunos da Escola Maria Estela, e o serviço já foi feito. “Meu último registro, e essa é uma luta antiga de 2009 com a ex-vereadora Maria das Malhas, diz respeito à reforma da Praça da Liberdade. Uma espera antiga dos moradores que agora aguardam ansiosos pela conclusão do serviço”, disse.

Em relação aos serviços na praça, a fase é de colocação dos aparelhos de academia para a terceira idade, já em fase de conclusão. Com essa obra, reforça o vereador, a população terá condições de praticar suas atividades esportivas e físicas. De acordo com Lucas das Malhas, é um momento importante para o bairro 13 de Maio, onde também morou o prefeito Allyson Bezerra.