Lucas das Malhas lamenta alto abandono de escolas no RN

por Regy Carte publicado 24/05/2022 12h39, última modificação 24/05/2022 12h39
Estado tem a segunda maior taxa de evasão escolar no ensino médio do país
Lucas das Malhas lamenta alto abandono de escolas no RN

Vereador Lucas das Malhas na sessão desta terça-feira, 24 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (24), o vereador Lucas das Malhas (MDB) lamentou o Rio Grande de o Norte ter a segunda maior taxa de abandono escolar no ensino médio do país. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, segundo o vereador, virou notícia nacional.

“Fico muito triste pelo Estado ser notícia nacional do ponto de vista negativo. E ainda mais na educação, a qual poderia ser bem diferente. A governadora é professora. Mas o que vemos é a falta de iniciativas para acolher os estudantes e garantir a aprendizagem”, lamentou.

Segundo o Inep,  a taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública mais do que dobrou no ano passado no País. Em 2020, o percentual de estudantes que abandonaram instituições foi de 2,3%, enquanto que, em 2021, a taxa foi de 5,6%. O pior resultado foi no Pará, com 15,6%, seguido do Rio Grande do Norte, com 14,7%.

Segurança

No mesmo pronunciamento, Lucas das Malhas lamentou outra recente notícia: pneu careca estoura e viatura quase capota em Nísia Floresta. “A gloriosa Polícia Militar não tem condições dignas de funcionamento. Que o Governo do Estado possa, pelo menos, fazer a manutenção da viatura”, cobrou.

Isso é necessário para proteção da população, com segurança pública mais eficiente, e das forças de segurança. “Vidas dos policiais em risco, porque o Governo do Estado não providencia sequer reposição de pneu. População presa em casa, e a bandidagem solta na rua. Triste”, acrescentou

Saúde

Por fim, o parlamentar relatou recente visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), com outros vereadores. “Fomos atendendo apelo de um pai de uma criança, que precisava de cirurgia urgente. Mas a única médica que faz esse procedimento em Mossoró disse que a viagem que faria era mais importante do que salvar a vida de uma criança”, lamentou.