Mandato Marleide Cunha realiza audiência sobre piso da enfermagem

por Amanda Santana Balbi publicado 13/06/2023 10h15, última modificação 13/06/2023 11h05
Iniciativa da vereadora é de grande relevância para a área da saúde do município
Mandato Marleide Cunha realiza audiência sobre piso da enfermagem

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

Texto: Assessoria Marleide Cunha

Graças à articulação do mandato da vereadora Marleide Cunha (PT-RN), na próxima quinta-feira, 15, a partir das 14h, no plenário da Câmara Municipal, haverá a Audiência Pública sobre a implementação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem em Mossoró, Rio Grande do Norte.

A Lei de nº 14.434/2022, publicada no Diário Oficial da União em agosto de 2022, e que estabeleceu a constitucionalidade do piso da categoria, ainda não foi posta em prática no município de Mossoró. Dessa forma, a audiência pública busca promover debates sobre a implementação da Lei em Mossoró.

Assim como no resto do país, milhares de profissionais da Enfermagem mossoroenses também se dedicaram com extremo zelo à população municipal durante a pandemia da Covid-19. Justamente durante o período pandêmico, a Lei nº 14.434 avançou em solo nacional em reconhecimento — bastante tardio, porém, demasiadamente necessário —, ao trabalho da categoria.

“Chegou a hora do reconhecimento. Aplausos e serem chamados de heróis e heroínas não são suficientes. A pandemia de Covid-19 serviu para expor, para toda a sociedade, a importância da enfermagem como profissão. Contudo, a remuneração atual, além de defasada, não é justa frente à extensa e árdua rotina de trabalho destas e destes profissionais”, explica a vereadora Marleide Cunha.

Portanto, a realização da Audiência Pública sobre a implementação do Piso é um pleito urgente das e dos profissionais que compõem a categoria da Enfermagem, a saber: enfermeiras(os), técnicas(os), auxiliares de enfermagem e parteiras. Com a aprovação, o piso das(os) profissionais passará a ser:

Enfermeira(o): R$ 4750,00;

Técnica(o) de Enfermagem R$ 3325,00;

Auxiliar de enfermagem e parteira: R$ 2375,00.

Através da realização da audiência pública, espera-se debater, sensibilizar, conscientizar e unir forças dos setores público, privado e organizações sociais em prol da implementação do Piso Nacional da Enfermagem, fundamental para melhoria da qualidade no atendimento à saúde da população.

Contatos do mandato da vereadora Marleide Cunha:
Tel:
 (84) 98715-3465 / E-mail: ascom.marleide@gmail.com
Redes Sociais: @marleidecunhaRN (Twitter, Facebook e Instagram)