Marckuty da Maisa apresenta projetos para incentivo à cajucultura, caprinocultura e ovinocultura

por Amanda Santana Balbi publicado 03/08/2022 14h17, última modificação 03/08/2022 14h17
Vereador foca no crescimento econômico da zona rural através da geração de empregos

Vereador Marckuty da Maisa. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Marckuty da Maisa (SD) apresentou dois projetos de lei, nas sessões ordinárias dessa semana, que visam incentivar a agricultura e a criação de animais em Mossoró. O primeiro projeto (PLOL nº 90/2022), apresentado na terça-feira, 02, tem como foco a cajucultura. O segundo projeto (PLOL Nº 91/2022), apresentado na quarta-feira, quer incentivar a caprinocultura e ovinocultura.

Sobre a produção de caju, Marckuty lembrou que Mossoró já foi grande produtora da fruta e que gerava muitos empregos na área da produção de suco e castanhas. “O beneficiamento de castanha já gerou muitos empregos, tivemos várias empresas aqui. Hoje, só temos a Usibras, que precisa importar castanhas. O setor está abandonado em Mossoró. Queremos incentivar a cajucultura para os pequenos produtores e para a agricultura familiar. Gerar emprego e economia ao homem do campo”, explicou.

O vereador afirmou ainda que o projeto de lei apresentando já foi debatido com a Secretaria Municipal de Agricultura. Se aprovado, será criado em Mossoró o Programa Municipal de Incentivo a Cajucultura, que tem como propósitos auxiliar os pequenos produtores através de insumos, máquinas, equipamentos, escoamento da produção, qualificação de mão de obra, entre outros serviços.

Marckuty citou ainda a cidade de Serra do Mel, que atualmente tem a renda baseada na cajucultura. “Em Mossoró, temos um setor forte na produção de melão e melancia, que emprega cerca de 15 mil pessoas. Temos também espaço para a cajucultura, assim como ocorre em Serra do Mel, cidade vizinha à nossa. Porém precisamos de ações direcionadas para incentivar a produção e o escoamento da produção. Sou testemunha viva da história da Maisa, que já foi um dos maiores produtores de castanha no Brasil”, lembrou.

Criação

Justificando o segundo projeto apresentando, que visa o incentivo à criação de bodes e carneiros, Marckuty destacou a Feira do Bode, tradicional evento realizado na cidade de Mossoró, que é promovida todos os anos e atrai criadores de toda região. “Podíamos ser um dos maiores produtores de ovinos e caprinos, mas infelizmente temos poucos. Conheço criadores aqui do Sítio Pau Branco, que vendem cortes nobres para supermercados. Temos um mercado que quer comercializar o produto, mas infelizmente não temos o suficiente para oferecer”.

O incentivo para criadores segue os moldes do projeto da cajucultura, onde o município disponibilizará profissionais, maquinário, cursos, informações sobre nutrição dos animais, apoio fiscal, entre outros serviços.  Os dois projetos seguem agora para análise nas Comissões Temáticas da Câmara, para em breve serem votados em sessão ordinária.

Maisa

O vereador finalizou o discurso ressaltando melhorias que a comunidade Maisa vem recebendo. “Fizeram a instalação de uma academia da terceira idade, equipamento importante pra população ali, que só tem uma praça para lazer. E também estão reformando a UBS que atende a comunidade. Em breve, esses equipamentos serão entregues e os moradores agradecem o empenho em trazer qualidade de vida à Maisa”.