Marckuty da Maisa defende qualificação em primeiros socorros para profissionais da educação infantil

por Sérgio Oliveira publicado 14/06/2022 12h52, última modificação 14/06/2022 12h52
Vereador quer garantir atendimento prévio antes da assistência médica

Vereador Marckuty da Maisa. Foto:Edilberto Barros/CMM

Com o objetivo de garantir mais segurança às crianças de Mossoró que são assistidas em creches, o vereador Marckuty da Maisa (Solidariedade) apresentou o Projeto de Lei que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários. A proposta tem como alvo os profissionais que atuam nas unidades de educação infantil ou recreação no âmbito de Mossoró, seja ela pública ou privada.

O foco da proposta é de oferecer mais segurança às crianças nessas unidades, em eventuais acidentes que ocorram no ambiente escolar, através de cursos e qualificação para garantir um atendimento prévio antes do especializado. “Tenho certeza que trará benefícios às crianças, aos professores e mais segurança aos pais”, argumentou Marckuty. Ele citou como exemplo um caso recente em que uma criança acabou engasgando com bagaço de laranja e não existia um profissional capacitado no local em primeiros socorros.

Para aprovação do projeto, o vereador pediu apoio dos seus colegas devido à importância e urgência da situação. Para melhor qualificar seu PL, o vereador Marckuty da Maisa disse que realizou algumas pesquisas e constatou a gravidade da falta dessa qualificação nos espaços mencionados. Nas pesquisas realizadas, o parlamentar encontrou a informação de que, cerca de 700 crianças morrem por ano no Brasil no ambiente da educação infantil ou recreação, por falta dessa assistência imediata quando envolvida em algum acidente, ou seja, pessoas com noções de primeiros socorros.