Marckuty destaca avanços de missão da fruticultura na Europa

por Regy Carte publicado 01/03/2023 11h59, última modificação 01/03/2023 11h59
Vereador integrou missão potiguar em agenda na Espanha, Holanda e Alemanha
Marckuty destaca avanços de missão da fruticultura na Europa

Vereador Marckuty da Maisa apresentou resultados de missão oficial (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (1º), o vereador Marckuty da Maisa (Solidariedade) destacou resultados da missão frutilogística na Europa (Espanha, Alemanha, Holanda), da qual participou como representante do Poder Legislativo.

Do ponto de vista da logística marítima e portuária para exportação de frutas do Rio Grande do Norte, o parlamentar destacou garantia para continuidade de escoamento da produção, através do porto de Natal.

“Visitamos o porto de Rotterdam, na Holanda, que recebe a maioria da nossa fruta e distribui para toda Europa. Conseguimos, juntos, entender e desdobrar toda problemática de logística portuária entre Brasil e Holanda”, frisa.

Na maior feira de fruticultura do mundo, a Fruit Logística, em Berlim, na Alemanha, Marckuty e demais componentes da comitiva trabalharam para atrair compradores para pequenos produtores de frutas da região de Mossoró, informou o vereador.

Segundo ele, a missão identificou mercado para frutas e hortaliças. O Sebrae fará estudo de viabilidade de mercado para pequenos produtores da agricultura familiar de outros segmentos, como batata, banana, milho doce, côco verde e seco e etc.

“Nossa participação foi muito importante por conhecermos todas as variedades que são plantadas na zona rural de Mossoró”, frisou.

Certificado fitossanitário

Há anos profissional do ramo da fruticultura, Markcuty também frisou avanços de certificação digital. Ele integrou comitiva em audiência na Espanha, onde obtiveram apoio para prorrogar certificação de navios transportadores de frutas do RN.

“Sobre esse certificado fitossanitário digital entre Brasil e Espanha, há 40 anos os fruticultores de todo estado tem dificuldades de envio físico do documento, mas fizemos pleito para contornar isso com os ministros de agricultura do Brasil e da Espanha”, destacou.

Marckuty da Maisa integrou a missão, com representantes do Governo do Estado, Sebrae, Comitê de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex-RN), entre outros.

“Fui profissional do ramo de fruticultura por vinte anos, pela segunda vez vou à Europa e foi uma agenda de muito trabalho e resultados”, concluiu o vereador.