Marckuty lembra o aniversário de 43 anos da comunidade da Maisa

por Sérgio Oliveira publicado 15/12/2021 14h29, última modificação 15/12/2021 14h29
Vereador faz breve histórico sobre a importância da vila
Marckuty lembra o aniversário de 43 anos da comunidade da Maisa

Vereador Marckuty. Foto: Edilberto Barros/CMM

A Vila da Maisa, onde já funcionou uma empresa ligada a fruticultura irrigada, completou nesta quarta-feira, 15, mais um aniversário. São 43 anos de existência que foram registrados no plenário da Câmara Municipal de Mossoró pelo vereador Marckuty da Maisa (Solidariedade), fazendo um breve relato da formação da vila e da sua importância para a economia do Rio Grande do Norte.

A Mossoró Agro-Industrial S/A, a conhecida Maisa, surgiu inicialmente para a exploração de petróleo, onde foram perfurados sem sucesso um total de 13 poços, segundo histórico repassado pelo vereador Marckuty. “Minha comunidade comemorando hoje 43 anos. E com alegria e satisfação me orgulho de ser o primeiro representante, como vereador dessa comunidade que antes era uma empresa e dois jovens engenheiros e sonhadores, compraram aquelas terras para exploração de petróleo”, acrescentou. Sem sucesso na extração do petróleo partiram para agricultura.

Partindo para o campo da fruticultura irrigada, lembra o vereador, hoje esse é o setor que mais emprega no Rio Grande do Norte. Destacou ainda que os empresários responsáveis pela Maisa conseguiram implantar o sistema de irrigação localizada através de postos artesianos em plena seca. Com isso conseguiram produzir diferentes culturas, tais como maracujá, melão, melancia e até uva já plantaram nessa área.

Em 1978 os empresários construíram a Vila Maisa para locar os trabalhadores que migravam de diferentes regiões. “Por ali passaram várias gerações, e hoje não é mais empresa e sim o segundo maior assentamento do país com mais de 26 mil hectares. Parabenizar aquele povo aguerrido, que levanta cedo e retorna tarde”, reforça.

O vereador Marckuty da Maisa lembrou que atualmente vários benefícios estão chegando a sua comunidade. Citou como exemplo a iluminação e ampliação do campo de futebol, um sonho antigo, que o prefeito Allyson Bezerra (SD) entregará em breve todos esses benefícios. Outro benefício será a academia da saúde e, até o final do ano estará sendo inaugurado o Ginásio Maurício de Oliveira, mais uma ferramenta na área esportiva.