Marleide apresenta emendas para coleta seletiva de lixo

por Regy Carte publicado 06/10/2021 11h56, última modificação 06/10/2021 11h56
Vereadora lamenta inexistência de política de seleção de resíduos sólidos
Marleide apresenta emendas para coleta seletiva de lixo

Vereadora Marleide Cunha faz pronunciamento na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 6 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Ao comentar emendas do seu mandato ao projeto do Plano Plurianual (PPA), a vereadora Marleide Cunha (PT) destacou a necessidade de melhorar a coletiva seletiva em Mossoró, em pronunciamento na Câmara Municipal, na sessão desta quarta-feira (6).

A parlamentar pediu à Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC) análise, com sensibilidade, das emendas ao PPA, lidas em plenário ontem (5). Entre elas, uma que amplia a coleta seletiva e outra que fortalece associações de catadores de material reciclável.

“Apresentamos essas emendas, entre outras, porque não há nada no PPA sobre coleta seletiva”, justifica Marleide. Segundo ela, Mossoró se ressente da ausência de política de coleta seletiva. “São 160 toneladas de lixo por dia em Mossoró, grande parte material reciclável”, frisa.

A coleta seletiva como política pública, argumenta, protegerá o meio ambiente e gerará renda para catadores. “Além disso, atenderá anseio da população. Recebo muitos pedidos de pessoas para a melhoria da coleta seletiva em Mossoró. O lixo precisa ser separado”, diz.

Outra emenda da vereadora ao PPA propõe fortalecimento de cursinhos, popular e comunitários, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ela, seria uma forma de diminuir as perdas no aprendizado de jovens, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Direitos

No mesmo pronunciamento, Marleide Cunha lembrou que toda conquista, social ou do servidor público, advém da organização e luta da sociedade. “Nada é favor, em nenhuma gestão pública”, frisa, para arrematar: “Foi dito ontem, em plenário, que conquistas para oficiais não é favor do Governo do Estado, como também não será favor quando houver conquistas para servidores da Prefeitura”, compara.