Marleide condena ato em Brasília e aborda Dia do Estudante

por Sérgio Oliveira publicado 11/08/2021 12h23, última modificação 11/08/2021 12h23
Vereadora defende políticas públicas em favor da ciência
Marleide condena ato em Brasília e aborda Dia do Estudante

Vereadora Marleide Cunha em discurso na sessão desta quarta-feira, 11 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Dois temas pertinentes à sociedade brasileira foram levantados durante os debates da sessão ordinária da quarta-feira, 10, pela vereadora Marleide Cunha (PT). Primeiro, ela lamentou o episódio em Brasília, onde uma representação das Forças Armadas desfilou próximo às sedes do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). Na sequência, lembrou da data, 10 de agosto, pela passagem do Dia do Estudante.

Marleide iniciou sua fala manifestando repúdio com o ocorrido em Brasília, quando parte das forças armadas tentou intimidar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, segundo ela. “Eu digo parte das Forças Armadas, pois acredito que não sejam todos que concordem com isso e esse ato de intimidação precisa ser repudiado, pois foi um ato vexatório e ridículo. Demonstrou ao nosso país e a outros países a fraqueza das nossas Forças Armadas estarem vinculadas às questões políticas”, condenou.

A vereadora reforça sua posição dizendo que não adianta dizer que não foi nada, pois a situação é grave. A linguagem, acrescentou Marleide, se expressa pelos atos e é preciso repudiar e defender a democracia e o parlamento.

Estudante

Seguindo com o seu pronunciamento, a vereadora Marleide Cunha também registrou o Dia do Estudante, vivido no 10 de agosto. “Agora quero falar de algo mais afetivo, que é o Dia do Estudante. Aqueles que foram meus alunos desde pequenos até a fase adulta lá na Escola Municipal Maria do Céu, na Escola Raimunda Nogueira do Couto e os adultos no Programa Acelera Brasil”, registrou.

A parlamentar também fez questão de abraçar seus ex-alunos de 20 anos de Caic nos bairros Belo Horizonte, Boa Vista, Alto da Conceição, Alto do Xerém e Carnaubal. “Um abraço a todos que fizeram parte da nossa vida e para os quais podemos contribuir para a formação desses estudantes”, concluiu.

Pela experiência no setor educacional na condição de professora, a vereadora Marleide Cunha conhece nos seus mínimos detalhes o tema. Aproveitando o dia em homenagem aos estudantes, ela lembrou que é preciso implementar políticas públicas que possam desenvolver habilidades e competências desses estudantes. Habilidades, disse ela, voltadas para a inovação, empreendedorismo, arte e cultura que são desperdiçados justamente por falta dessa política pública.

“Estamos trabalhando em um Projeto de Lei que cria um programa voltado para iniciação científica”, informou Marleide, acrescentando que, com base no projeto de iniciação, os estudantes possam devolver projetos de ciência e tecnologia.

Lembrou a vereadora que os estudantes locais levam Mossoró para eventos de feira de ciência regional, nacional e até internacional e, também por esse motivo, é preciso potencializar esses eventos. Essa potencialização pode ser feita, propõe, com bolsas de estudos e até o município pode incentivar empresas que apoiam esses eventos. Entende ela que, com esse tipo de apoio, será possível criar novos cientistas.

Além da ciência, a vereadora reforça ser possível criar políticas públicas para o esporte. “Nós não temos. Não temos incentivo de esporte na escola quando observamos a grande dificuldade nos Jogos Escolares. É sempre preciso o professor usar seu transporte para locomoção”, lembrou.  Nas artes e na cultura, grandes talentos podem ser aproveitados e não desperdiçados.

Por fim, a vereadora registrou a situação da Casa do Estudante Mossoró que precisa de atenção. A instituição tem dívida com o município e essa situação impede a Casa de receber recursos. Marleide inclusive lembrou que a Casa do Estudante vai perder agora recursos oriundos do Estado por conta dos problemas com o município.