Marleide Cunha acusa gestão Allyson de maquiar dados da Educação
A vereadora Marleide Cunha (PT) acusou a gestão Allyson de maquiar dados educacionais de Mossoró. Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, hoje (11), a parlamentar relatou suposta coação a professores para assinalar presença em alunos faltantes e, segundo ela, falsear dados da evasão escolar do município.
“Eu quero dizer aqui, ao senhor Allyson Bezerra, que os professores e professoras de Mossoró não vão ajudar a Prefeitura a falsificar dados em relação à Educação. Essa gestão é uma máscara, uma mentira. São diretores de escola, mandados pela Secretaria de Educação, que coagem os professores”, denunciou a parlamentar.
Marleide disse que a suposta manipulação dos dados é um meio da gestão obter números positivos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, segundo ela, retroagiu a avaliação de 2015 nos primeiros anos da atual administração.
“Mossoró vive uma mentira com o ‘Mossoró Cidade Educação’, e o prefeito está ganhando prêmios. Mas a realidade é que os professores estão exaustos nas salas de aulas, tendo ainda que passar pelo sofrimento e coação de colocar presença nos alunos que faltam. Sendo coagidos a aprovar crianças que não possuem condições de avançar a série”, expressou.
Segundo Marleide, há existência de áudios que comprovam a denúncia e advertiu: “Vocês podem tirar tudo de nós, direitos, modificar leis, prejudicar a aposentadoria, modificar Plano de Carreiras, mas uma coisa não irão tirar: nossa autonomia pedagógica. Quem compreende sobre o processo de ensino aprendizagem são os professores e nós não vamos ceder”, disse.
Por fim, sugeriu a parlamentar: “A Secretaria de Educação quer melhorar os índices? Então invista na qualidade da Educação e não na mentira, na falsidade. Eu quero que a gestão diga o que foi que investiu na qualidade do ensino aprendizagem, na verdade ela não investiu nada”, concluiu.