Marleide Cunha alerta para atraso a intérpretes de Libras

por Regy Carte publicado 26/09/2023 12h04, última modificação 26/09/2023 12h04
Segundo a vereadora, há atraso de pagamento da Prefeitura à associação que presta o serviço
Marleide Cunha alerta para atraso a intérpretes de Libras

Vereadora Marleide Cunha discursa na sessão desta terça-feira, 26 (foto: Edilberto Barros/CMM)

No Dia Nacional da Pessoa Surda, hoje (26), a vereadora Marleide Cunha (PT) alertou para falta de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em escolas da rede municipal. O motivo, segundo ela, é a falta de pagamento da Prefeitura à Associação de Surdos de Mossoró e Região (Asmor), que presta o serviço ao município.

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, a parlamentar disse que os intérpretes de Libras paralisaram o serviço, porque não receberam o pagamento de agosto. Em razão disso, Marleide Cunha advertiu para prejuízos.

“Dessa maneira, ao atrasar o repasse, a Prefeitura retira o direito à educação da criança com dificuldade de comunicação, retira o direito dessa criança se comunicar, de interagir com outras pessoas. A responsabilidade não é da associação (Asmor), mas do município, que atrasou o repasse e prejudica quem necessita”, disse Marleide.

Enfermagem

No mesmo discurso, a vereadora disse que a forma como a Prefeitura fez o repasse financeiro da União para profissionais de enfermagem causou confusão na categoria. Ela se refere ao complemento do piso salarial.

“Os profissionais precisam de esclarecimento. O Ministério da Saúde repassa de acordo a quem tem direito ou não. Mas a Prefeitura informa todas as vantagens, e isso causa problema”, alerta.

Segundo ela, a maioria de profissionais do programa Estratégia de Saúde da Família não recebeu o repasse, há profissional há mais de dois anos sem atuar na UPA, mas que ainda consta como se tivesse. “É profissional que não sabia o que estava recebendo, com desconto. Esse repasse está confuso e precisa ser esclarecido”, concluiu.