Marleide Cunha cobra melhoria no transporte coletivo urbano

por Sérgio Oliveira publicado 22/03/2022 12h10, última modificação 22/03/2022 12h31
Vereadora reforça luta por salários dignos para os servidores
Marleide Cunha cobra melhoria no transporte coletivo urbano

Vereador Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

A dificuldade para os estudantes chegarem ao seu local de estudo, em particular os universitários, entrou na pauta de discussão na Câmara Municipal de Mossoró. O tema foi levantado pela vereadora Marleide Cunha (PT) cobrando melhorias no serviço de transporte coletivo, que não tem atendido como desejado. Os estudantes universitários que, residem em bairros mais afastados da área central, encontram sérias dificuldades para fazer o percurso entre suas residências e as universidades, principalmente, em se falando da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

A situação tem gerado preocupação para os estudantes que encontram dificuldades para chegar à sala de aula. “Lembramos que nos bairros mais afastados o transporte coletivo não chega”, reforça Marleide. Diante do quadro de deficiência do setor, os estudantes estão sendo obrigados a custear mais essa despesa, o que pode inviabilizar seus estudos já que parte deles não trabalham. De acordo com a vereadora, hoje todos sabem o quanto é caro esse serviço de transporte coletivo urbano. 

Para complicar mais um pouco aquilo que já estava ruim, o ônibus que faz a última viagem na área das universidades, passa antes mesmo das aulas terminarem. “Isso obriga, por exemplo, uma estudante que reside no bairro Belo Horizonte pagar mais caro pelo serviço de moto-táxi ou Uber, chegando essa despesa extra ao valor de 200 reais ao mês”, narrou. Existem os casos mais graves ainda em que, mesmo saindo mais cedo e perdendo aula, alguns alunos ficam sem o transporte já que não existe em seu bairro a linha do coletivo. Diante do quadro de dificuldades a vereadora Marleide Cunha disse que é necessário discutir o tema e buscar soluções junto ao poder público. 


Salários

A luta por salários mais dignos segue na preocupação da vereadora Marleide. Durante a sessão na manhã da terça-feira, 22, ela comentou sobre uma audiência que teria, ao lado do sindicato que representa os servidores do município, com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD). Lamenta a parlamentar que ainda existem pessoas que recebem abaixo do salário mínimo e espera que essa situação seja vista e resolvida a partir das conversas com o chefe do executivo. 

Lembra a vereadora que a Casa acaba de aprovar uma reforma na previdência do município, Previ, e com ela foi aprovada uma alíquota de 14% e, com salários achatados, muitos deles, servidores, terão com o baixo salário que recebem dificuldades para pagar e o prefeito precisa resolver isso. A audiência com o prefeito aconteceria ainda na tarde da terça-feira, 22, no Palácio da Resistência.