Marleide Cunha defende decisão do Conselho Universitário da Ufersa

por Alessandro Dantas publicado 01/08/2023 12h13, última modificação 01/08/2023 12h13
Ação que recomendou destituição de reitora foi pautada com responsabilidade, afirma vereadora
Marleide Cunha defende decisão do Conselho Universitário da Ufersa

Vereadora Marleide Cunha em pronunciamento, hoje (1º), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (1°), a vereadora Marleide Cunha (PT) defendeu a decisão do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) que aprovou, ontem (31), relatório recomendando a destituição da reitora Ludimilla Oliveira.  

Segundo a vereadora, que teve oportunidade de participar das reuniões como representante da comunidade externa, o Conselho Universitário apenas se debruçou em questões formais e legais, em virtude da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ter cassado o título de doutorado da professora Ludimilla Oliveira. 

“A discussão sempre foi pautada com responsabilidade e compromisso pela universidade. Foram consideradas todas as leis, portarias, regimento, que são os documentos que regem as decisões da Ufersa”, assegurou Marleide. 

Marleide Cunha ressaltou que o próprio regimento da Ufersa, em seu artigo 61º, dispõe que, para ser reitor (a), o docente deverá possuir título de doutorado. Segundo ela, o documento será encaminhado ao ministro Camilo Santana, da Educação, a quem cabe à palavra final.

“Todo o processo foi amplamente discutido, estudado e também anexado documentos.  Foi formada uma comissão para avaliar todo esse processo de perda do título, que ocorreu na UFRN. Quem vai decidir é o MEC, não o Consuni, que apenas seguiu o regimento da universidade”, frisou Marleide.