Marleide Cunha denuncia alunos sem alfabetização

por Regy Carte publicado 02/05/2023 12h55, última modificação 02/05/2023 13h09
Em Riacho Grande, segundo ela, atraso de entrega de escola prejudica aprendizagem de estudantes do 5º ano
Marleide Cunha denuncia alunos sem alfabetização

Vereadora Marleide Cunha discursa na sessão desta terça-feira, 2 (foto: Edilberto Barros/CMM)


Ao mencionar a Operação Educação, realizada pelos tribunais estaduais de contas em escolas em todo o país, a vereadora Marleide Cunha (PT) assegurou hoje (2), na Câmara Municipal de Mossoró, a continuidade do projeto Retratos da Escola.

De autoria do seu mandato, na prerrogativa de fiscalização, o trabalho inspeciona escolas municipais na cidade e na zona rural. E, segundo ela, identificou diversos problemas.

“Na UEI (Unidade de Educação Infantil) do conjunto Vingt Rosado, o parquinho infantil está repleto de mato e carrapicho. E isso pode, além de deseducar em razão da cena, machucar crianças”, alertou.

Marleide Cunha acrescentou que, na UEI Maria Dolores (bairro Bom Jesus), recentemente restaurada, banheiros estão sem descarga funcionando. “Não precisamos só da aparência, mas do funcionamento”, frisou.

E por falar em funcionamento, a parlamentar denunciou que, na localidade rural Riacho Grande, os alunos do 5º ano estão sem alfabetização, porque “a escola está há 8 meses numa reforma a passos de tartaruga”.

Segundo ela, o processo de aprendizagem foi interrompido. “São três anos sem aula presencial, com aulas remotas, por causa da pandemia e do atraso da entrega da escola, muitos dos alunos sem acesso à aula virtual”, denunciou.

Comissão

No mesmo pronunciamento, Marleide Cunha comentou sua eleição, semana passada, à segunda suplência da Comissão de Educação, Esporte e Cultura e Lazer (Cecel) da Câmara Municipal.

“Sou professora da educação básica há mais de trinta anos, do Estado e do Município. Deixar de fora uma professora da titularidade da comissão é uma ofensa não à pessoa, mas à educação, às professoras e professores. Não se trata de questão pessoal, mas de espírito público”, disse.

A vereadora defendeu a presença de especialistas na titularidade de comissão da respectiva área de atuação dos vereadores.

“Mas, independentemente de comissão, minha luta em defesa da educação vai continuar, porque faz parte da minha vida”, garantiu Marleide, que recebeu a solidariedade de vereadores (a).