Marleide Cunha destaca ações do Governo do Estado em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 03/05/2022 12h14, última modificação 03/05/2022 12h14
Vereadora apresenta pauta ao secretário estadual de educação
Marleide Cunha destaca ações do Governo do Estado em Mossoró

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

A passagem da governadora Fátima Bezerra (PT) por Mossoró, mereceu da vereadora Marleide Cunha (PT), destaque durante o grande expediente da sessão da terça-feira, 03, na Câmara Municipal. Na oportunidade, a parlamentar fez questão citar algumas ações da gestora estadual que, segundo ela, valorizou, entre outros pontos, a segurança pública. Atendendo um pedido do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), a governadora anunciou a liberação de R$ 600 mil a serem pagos para serviço extra de policiamento durante o evento Mossoró Cidade Junina (MCJ). 

Ainda na área da segurança a vereadora librou da entrega de 10 motos que serão utilizadas pela Rocam no serviço de prevenção. “Lógico que ainda existem graves problemas na segurança pública e vão continuar enquanto não existir investimento na educação, esporte e lazer, pois apenas aumentar o número de policiais e construir cadeias, não resolverá”, comentou. Hoje, acrescentou Marleide, existe um trabalho de valorização dos profissionais de segurança pública no Rio Grande do Norte defendendo também um trabalho de forma integrada, como por exemplo, com a Guarda Municipal. 

Ainda, para Mossoró, a vereadora citou a assinatura da ordem de serviço para que seja recuperada a Avenida Dix-Neuf Rosado, a conhecida Leste-Oeste no perímetro urbano de Mossoró, porém de responsabilidade do Governo do Estado, além da confirmação da construção da sede própria do 12º Batalhão da Polícia Militar. Se deslocando até o vizinho município de Grossos, a vereadora Marleide Cunha lembrou que a governadora estará autorizando a recuperação da RN Deon Caenga, que liga ao município de Tibau nas áreas das praias e salinas da Costa Branca. “Ainda existe muito a ser feito, devido ao tempo em que nada era realizado no Rio Grande do Norte, porém hoje existe o trabalho de uma gestão eficiente buscando melhoria para o nosso povo”, reforçou a vereadora.

Pauta Na Educação

Na semana passada, a vereadora Marleide esteve em Natal quando apresentou uma pauta ao secretário estadual de educação. Uma das solicitações diz respeito a ampliação no transporte escolar em Mossoró. Durante o período da pandemia da Covid-19 aumentou a procura por vagas na rede pública de ensino, acreditando a vereadora que muitas famílias estão tirando seus filhos das escolas particulares. Com isso aumenta também a necessidade do ônibus escolar, devido à grave deficiência do transporte público em Mossoró. No pedido feito pela parlamentar o foco central, além da área urbana, é que o transporte escolar possa ser reforçado para atender alunos da zona rural.  

Ainda na pasta da educação a vereadora solicitou a realização de um estudo que viabilize a abertura de novas vagas no ensino médio para a comunidade de Quixabeirinha e bairros vizinhos. Esse é um setor que já recebe assistência do município e do Estado no ensino fundamental, porém apresenta essa deficiência no ensino médio. “Para nós a defesa da educação não interessa se municipal ou estadual, é do interesse geral, da população e nós vamos buscar as soluções”, sentenciou Marleide. Na oportunidade o secretário Getúlio Marques Ferreira se mostrou sensível aos pedidos da vereadora mossoroense e se comprometeu em realizar o estudo de viabilidade. 


 Abandono das ruas de Mossoró 

Acostumada a circular pelos diferentes bairros e regiões de Mossoró, a vereadora Marleide Cunha se mostra extremamente preocupada com o quadro de abandono de suas ruas. Existem bairros que até mesmo o acesso à própria residência tem sido algo quase impossível para alguns moradores por conta do mato, lixo e buracos. 

A própria vereadora, assim como muitos mossoroenses, estão sentindo de perto esse abandono. “Eu moro no Parque Universitário e tenho dificuldades para chegar em casa devido a buraqueira na rua”, citou Marleide acrescenta que isso não é viver com dignidade. O povo hoje não vem tendo direito a cidade, já que tem dificuldade em sua locomoção e acesso.

Fechando sua fala e mudando um pouco o tema, porém citando mais um descaso do município, a vereadora denuncia que a Prefeitura de Mossoró vem colocando dificuldade para professores realizarem mestrado e doutorado. “A prefeitura precisa liberar a licença, é lei, e não promove essa providência”, citou. Como exemplo narrou as dificuldades que tem encontrado um professor para concluir o seu doutorado no Estado da Bahia.