Marleide Cunha discute Educação do Campo e gestão de recursos na saúde em visita a Brasília

por Amanda Santana Balbi publicado 24/10/2023 11h40, última modificação 24/10/2023 16h33
Prestação de contas revela esforços da parlamentar em prol da educação no campo e da utilização eficiente de recursos na saúde municipal

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

A vereadora Marleide Cunha (PT) fez uma prestação de contas de sua viagem a Brasília, durante a sessão ordinária de hoje, 24. A parlamentar destacou que durante sua estadia na capital federal, teve uma agenda intensa, participando de reuniões durante todo o dia. A viagem ocorreu nos dias 17 a 19 de outubro.

No Ministério da Educação (MEC),  Marleide Cunha teve a oportunidade de se reunir com representantes do órgão para discutir questões relacionadas à educação, especificamente a educação do campo. A vereadora solicitou que o Ministério da Educação crie mecanismos para que os municípios contratem pessoas formadas na área de licenciatura do campo quando houver concurso para professor e citou Mossoró como exemplo. “Temos o curso de Educação do Campo na Ufersa, mas não temos concursos públicos voltados para estas pessoas quando elas se formam. A educação na zona rural tem suas especificidades e precisam ser respeitadas, por isso defendemos que quando lançarem concursos públicos, que se respeite a formação dos professores provenientes dessa licenciatura”, explicou.

Ainda sobre a graduação em Educação do Campo, Marleide também reforçou junto ao Ministério da Educação que os recursos voltados para o curso sejam enviados diretamente para o departamento específico que abriga a licenciatura e não entrem no orçamento geral da Ufersa. “Isso visa assegurar recursos permanentes para o desenvolvimento de projetos nas áreas rurais”, disse.

Emenda

A vereadora chamou atenção para uma emenda no valor de 255 mil reais, destinada para a educação municipal de Mossoró, pelo então senador Jean Prates. De acordo com Marleide, por falta de licitação da Prefeitura de Mossoró, a emenda pode ser devolvida em dezembro para o Ministério da Educação. “Desde 2021 existe essa emenda disponível para a compra de equipamentos de multimídia para as escolas. Bastando apenas que a prefeitura faça uma licitação. Não podemos perder nenhum recurso para a educação”, destacou. Marleide informou ainda que pretende se reunir com o novo secretário de educação do município para solicitar que ele realize a licitação e utilize os recursos.

Ministério da Saúde

A vereadora também teve uma reunião no Ministério da Saúde e expressou preocupação com a situação da saúde no município de Mossoró. Recursos destinados à saúde estão, de acordo com Marleide, parados em uma conta e não estão sendo utilizados, enquanto as condições nos equipamentos públicos de saúde do município, como a falta de sabão para lavar as mãos, são críticas.