Marleide Cunha participa de debate sobre destinação de leitos de Saúde Mental para pacientes infanto-juvenis no HRTM

por Amanda Santana Balbi publicado 24/06/2021 18h12, última modificação 24/06/2021 18h12
Vereadora comentou necessidade de leitos para pacientes abaixo de 18 anos e também falou sobre o incentivo a cultura

Vereadora Marleide Cunha debate assistência à saúde mental e incentivo à cultura. Foto: Edilberto Barros/CMM

Por Sérgio Oliveira

A vereadora Marleide Cunha (PT) aproveitou o pequeno expediente, na sessão da quarta-feira, 23, na Câmara Municipal de Mossoró, para abordar dois temas. No primeiro momento, falou de uma reunião com o setor médico para discutir a implantação de leitos destinados à Saúde Mental de crianças e adolescentes no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). No segundo momento, destacou a participação de um grupo potiguar no Festival de Cannes, na França, apresentando suas congratulações e ao mesmo tempo, destacando a importância das políticas públicas no investimento à cultura.

Sobre a reunião realizada na sede da II Regional de Saúde em Mossoró, participaram vários profissionais da área médica e da Secretaria Estadual de Saúde. A proposta, antecipada a vereadora, não é transformar o HRTM em hospital psiquiátrico, porém destinar alguns leitos específicos para atendimento de pacientes infanto-juvenis na área de Saúde Mental . A vereadora lembrou que atualmente, em Mossoró, existe o hospital psiquiátrico, porém esse só pode receber pacientes acima dos 18 anos, ficando o restante da população abaixo dessa faixa sem o atendimento. Essa discussão tem como alvo resolver essa questão.

A discussão vai continuar, porém ainda é preciso acertar o atendimento inicial na UPA e saber o encaminhamento que será dado a esse paciente após avaliação nos leitos psiquiátricos do HRTM. “Reforço que o Tarcísio Maia não será um hospital psiquiátrico, porém fará o primeiro atendimento para depois encaminhar para rede de saúde”, lembrou Marleide. Um novo encontro será marcado para avançar na discussão importante para os pacientes infanto-juvenis.

Cultura

Marleide Cunha registrou suas congratulações a equipe de produção do curta metragem Sideral, que vai participar do festival de curta na França. O trabalho Audiovisual que será levado ao Festival de Cannes teve parte do seu financiamento com recursos da Lei Aldir Blanc. Marleide apontou como muito importante esse apoio. “É o Rio Grande do Norte sendo levado mundo afora e a cultura tem importante papel na projeção”, comentou a vereadora. Ela concluiu afirmando que as políticas públicas que valorizam a cultura, estará valorizando o próprio povo em seu cotidiano.