Marleide Cunha reforça convite para Seminário Vidas Negras

por Regy Carte publicado 16/11/2022 13h00, última modificação 16/11/2022 13h00
Evento será realizado nesta quinta-feira (17), às 9h, na Câmara
Marleide Cunha reforça convite para Seminário Vidas Negras

Vereadora Marleide Cunha, em discurso na sessão de hoje (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na sessão legislativa de hoje (16), a vereadora Marleide Cunha (PT) reforçou convite para o 2º Seminário Vidas Negras da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quinta-feira (17), às 9h, no plenário da Casa.

Iniciativa do mandato por ela exercido, o evento discutirá políticas públicas para construção de sociedade antiracista em Mossoró. Entre elas, o impacto da lei de cotas na vida negra.

“Temos reserva de vagas em universidades e cargos públicos, o que gera impacto positivo, mas claro que não resolve todos os problemas. Estamos avançando, mas é preciso mais”, afirma.

A vereadora é autora do projeto que reserva 20% das vagas em concursos públicos da Prefeitura de Mossoró para pessoas negras. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal, semana passada.

Do seminário Vidas Negras, participarão membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN; professor da Uern Tobias Queiroz, pesquisador da área, vereadora e deputada estadual eleita Divaneide (PT), movimentos sociais, entre outros.

“Estamos no mês da consciência negra, com discussões em todo o Brasil, e a Câmara Municipal de Mossoró se insere nesse debate, através também do seminário Vidas Negras, para o qual todos e todas são convidados”, reforça Marleide Cunha.

Debate e reflexão

Evento anual, o Seminário Vidas Negras foi instituído pela Câmara Municipal em 2021, no Projeto de Resolução 10/2021, de iniciativa da vereadora Marleide Cunha.

É realizado preferencialmente na semana de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, concebido como espaço para debate, reflexão e sugestão de políticas públicas, com vistas a mudanças de atitudes na sociedade e na vida de negros e negras.