Marleide Cunha relata dificuldades enfrentadas por famílias com crianças atípicas

por Amanda Santana Balbi publicado 06/12/2023 15h31, última modificação 06/12/2023 15h31
Vereadora denunciou dificuldade no acesso a tratamentos e direitos
Marleide Cunha relata dificuldades enfrentadas  por famílias com crianças atípicas

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Edilberto Barros/CMM

Em pronunciamento, na sessão ordinária de hoje, 06, a vereadora Marleide Cunha (PT) denunciou que pais e mães que são servidores públicos municipais e têm crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) não estão conseguindo a redução na carga horária de trabalho, como previsto em lei aprovada este ano, de iniciativa do próprio Poder Executivo do município.

“Uma lei que foi aprovada nesta Casa e não está sendo cumprida. A prefeitura tem uma portaria que não está prevista em lei, para dificultar que os pais tenham acesso ao direito deles. A pessoa leva o laudo médico e a Prefeitura diz que vai fazer uma visita na casa da pessoa para saber se ela tem com quem deixar a criança. Isso é um absurdo. Só quem tem um filho autista sabe a dificuldade que enfrenta”, denunciou.

Além da dificuldade em conseguir a diminuição da carga horária, a vereadora Marleide também apontou que as terapias necessárias para o desenvolvimento das crianças com TEA são de difícil acesso em Mossoró. “Não há profissionais suficientes para atender as crianças com autismo. Estas crianças precisam de fonoaudiólogo, terapia ocupacional, acompanhamento com neuropediatra, psicólogo”, pontuou.

A parlamentar finalizou pedindo que os direitos de famílias com crianças autistas ou com deficiências sejam respeitados e garantidos.