Marleide frisa importância da reforma agrária em Mossoró

por Regy Carte publicado 01/11/2023 11h25, última modificação 01/11/2023 12h10
Vereadora também registrou a importância da relação do município com o Incra
Marleide frisa importância da reforma agrária em Mossoró

Vereadora Marleide Cunha discursa na sessão desta quarta-feira, 1 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (1º), a vereadora Marleide Cunha (PT) registrou sua participação, como representante do Legislativo, no encerramento do projeto Incra Itinerante em Mossoró, ontem (31). O evento contou com direção nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Marleide Cunha disse ter percebido, na ocasião, a felicidade dos beneficiários por receber título da terra e a carteira do Cadastro Nacional de Agricultura – documentos os quais, segundo ela, dão acesso a linhas de crédito rural.

A vereadora também registrou a importância da relação do município com o Incra, porque gera recursos para construção de casas, fomenta a agricultura, fortalece a economia em Mossoró.

“Também incentiva que a população rural fique no campo. Com acesso a políticas públicas, não o povo da zona rural não precisa vir morar na cidade e se arriscar aos problemas urbanos. Daí, a importância de valorizar a reforma agrária”, frisou.

Ela também ressaltou a necessidade de audiência pública, na Câmara Municipal de Mossoró, para discutir a contribuição da reforma agrária na produção sustentável de alimentos. A reunião ainda precisa ser marcada.

Saúde

Por fim, no pronunciamento, Marleide Cunha falou sobre dificuldades na Saúde Municipal, e fez recorte na área odontológica. Disse que tem alocado emendas para aquisição de equipamentos. “Não se consegue fazer restauração de dente na UBS e, quando se consegue, só faz uma, porque só há uma caneta”, relata.

Para se aprofundar na questão, a parlamentar quer saber como estão credenciadas as equipes de saúde bucal em Mossoró. “Há informações de redução de equipes credenciadas, o que pode levar a perda de recursos federais. Por isso, estamos apresentando requerimento de informações”, concluiu.