Mossoró ganha Frente Parlamentar de Prevenção às Drogas

por Regy Carte publicado 29/11/2022 13h27, última modificação 29/11/2022 13h27
Projeto de resolução, de autoria do vereador Isaac da Casca, foi aprovado nesta ter5ça-feira (29)
Mossoró ganha Frente Parlamentar de Prevenção às Drogas

Vereador Isaac da Casca, na sessão de hoje, 29: projeto aprovado (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (29) o Projeto de Resolução Substitutivo 02/2021, de autoria do vereador Isaac da Casca (MDB), instituindo a Frente Parlamentar de Prevenção e Cuidados às Drogas no Legislativo.

Segundo a Resolução, a Frente é um órgão independente, será composta de forma pluripartidária por vereadores que a ela aderirem voluntariamente e contará com suporte técnico e estrutura da Casa.

A Frente Parlamentar tem a finalidade de acompanhamento e apoio às políticas e ações de prevenção, combate e repressão ao consumo e ao comércio de entorpecentes; ações de prevenção ao consumo de substâncias psicoativas; promoção de cursos, pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre o tema.

Também poderá promover seminários e debates bem como convidar instituições, especialistas e sociedade civil; acompanhar, discutir e sugerir proposições legislativas relacionadas ao tema; acompanhar experiências bem sucedidas conduzidas por qualquer dos Poderes de outros Municípios e por instituições públicas ou privadas.

O colegiado também tem como finalidades propor e aprimorar políticas públicas de prevenção e combate às drogas; estimular apoio e orientação às comunidades terapêuticas e ações sociais e econômicas que visem à redução dos riscos do consumo de drogas e o acesso universal e igualitário aos serviços de tratamento e reinserção social de ex-dependentes químicos, além de atuar em conjunto com organizações não governamentais, ONG, sociedade civil organizada, movimentos sociais e entidades que atuem na prevenção e cuidados às drogas no Estado ou no Município.

O vereador Isaac da Casca parabenizou a Câmara Municipal de Mossoró pela criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Cuidados às Drogas no Legislativo. “Agradeço aos colegas vereadores e vereadoras pelos votos favoráveis para criação desse mecanismo de estímulo a políticas públicas voltadas à recuperação e à vida plena de dependentes químicos”, reconhece Isaac da Casca.